Mobilidade Urbana

LAB.Rio
Blog Lab.Rio

--

Esta semana foi lançado o Desafio Ágora Rio: Mobilidade Urbana. Então, temos algumas novidades!

O Desafio Ágora Rio é uma plataforma digital onde moradores e moradoras do município do Rio de Janeiro podem compartilhar ideias e propostas para ajudar na melhoria dinâmica da cidade. Esse segundo Desafio, teremos fases mais fluidas, com mais tempo de duração. Dessa vez, a rodada estará vinculada à construção do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da cidade do Rio de Janeiro.

Por que Mobilidade Urbana? O tema foi um dos mais propostos, com mais de cinquenta porcento das sugestões dadas pelo público participante do primeiro ciclo do Desafio Ágora. Além disso, é chegada a hora de debater o PMUS, e esta integração não poderia ser mais bem-vinda.

Entenda melhor como o Ágora Rio influenciará o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro

O que é o PMUS? O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, desenvolvido pela Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), vai orientar os investimentos públicos em infra-estruturas de transportes da cidade por dez anos, a partir de 2016. O objetivo é integrar modais motorizados e não motorizados em um sistema coeso e sustentável, priorizando o transporte público coletivo, o deslocamento a pé e por bicicleta e considerando emissões de gases do efeito estufa.

Como as propostas do Ágora serão incluídas no PMUS? Por meio de votação popular, as dez propostas mais votadas serão enviadas para avaliação de um grupo de trabalho responsável pelo PMUS, e, após uma análise de viabilidade, serão incluídas no Plano.

Quantas e quais são as fases do Ágora 1.5? Este desafio tem cinco fases com um total de seis meses de duração. As fases são:

Engajamento (19 de janeiro — 22 de fevereiro): Nessa fase, estamos reunindo documentos sobre os quatro eixos do PMUS que serão discutidos e abertos para propostas da população: Transporte a pé, Transporte Coletivo Municipal, Transporte não motorizado (bicicletas) & Transporte individual motorizado (carros). Você já pode participar dos debates que estão rolando sobre cada tema lá no Ágora!

Confira os links abaixo e participe dos debates!

Proposição (23 de fevereiro — 03 de abril): Fase para a compartilhamento de ideias e propostas com quatro temas de discussão: deslocamentos a pé, transporte não motorizado (bicicletas), transporte coletivo municipal (ônibus convencionais, BRTs e VLT) e transporte individual motorizado (carros e motos).

Curadoria (04 de abril — 19 de abril): Consiste em selecionar as propostas enviadas e estruturá-las em vinte projetos, que irão para votação popular, após serem avaliadas pelo Conselho Municipal de Transportes.

Votação (20 de abril — 12 de junho): A população vota nos projetos que mais gostaram, pela internet ou por pontos de coleta espalhados pela cidade.

Avaliação (13 de junho — 25 de junho): As dez propostas mais votadas serão enviadas para avaliação de um grupo responsável pelo PMUS, onde após uma análise técnica sobre a viabilidade, serão incorporadas ao Plano. Caso haja alguma proposta tecnicamente inviável, nenhuma outra será colocada em seu lugar.

Junte-se a discussão, dê suas ideias e propostas e torne o Rio uma cidade mais participativa!

--

--

LAB.Rio
Blog Lab.Rio

Laboratório de participação da Prefeitura do Rio, para aproximar o poder público dos cidadãos e cidadãs cariocas. Mais em: lab.rio.gov.br