LAB.Rio
Blog Lab.Rio
Published in
2 min readMar 9, 2015

--

Cotidianamente, aqui no LAB.Rio, a gente se depara com situações e questões que nos levam a uma articulação reflexiva entre prática e teoria.

Se essa dualidade movimenta acalorados debates, por aqui, a intercessão entre esses dois campos de síntese do conhecimento é quase uma constante em tudo o que fazemos — e nos leva a constatações diversas.

Para se firmar como instância participativa de fato, o LAB.Rio passa por uma construção que envolve o monitoramento e avaliação dos números que conquistamos, a nossa capacidade de interna de envolver setores diversos do poder público, a habilidade em articular-se com a sociedade civil e o peso institucional de cada ação.

Não é fácil, mas, no dia-a-dia, a gente encontra caminhos, testa possibilidades e exerce pressões. E, em tudo isso, busca um marco teórico para ações concretas.

Hoje, usamos a escala de participação proposta pela Associação Internacional para Participação Pública, que propõe o enquadramento dos esforços de participação nos compromissos seguintes:

1) Informar: Compromisso de oferecer à população informação objetiva e qualificada para ajudá-la na compreensão do problema, das alternativas, das oportunidades e/ou das soluções.

2) Consultar: Compromisso de receber comentários e opiniões da população sobre projetos, posicionamentos, análises e/ou decisões da Prefeitura.

3) Envolver: Compromisso de trabalhar diretamente com a população através de processos que garantam que suas preocupações e intenções serão consistentemente entendidas e consideradas.

4) Colaborar: Compromisso de trabalhar em parceria com a população em cada aspecto da decisão, incluindo o desenvolvimento de alternativas e a identificação da melhor solução.

5) Empoderar: Compromisso de delegar a decisão final à população.

Com maior ou menor incidência, a depender do alcance e do público, cada uma de nossas ações está impregnada destes compromissos. Mas, maior do que tudo isso é o nosso compromisso de melhorar, crescer e, quando preciso for, reconstruir estratégias e indicadores. Um confronto efetivo e contínuo entre nossas leituras e visões de mundo e, principalmente, uma tentativa de aliar teoria e prática.

--

--

LAB.Rio
Blog Lab.Rio

Laboratório de participação da Prefeitura do Rio, para aproximar o poder público dos cidadãos e cidadãs cariocas. Mais em: lab.rio.gov.br