5 J-Movies para o Dia dos Namorados

Sugestões de filmes japoneses para ver e entrar no clima do mês dos apaixonados ❤

Suca
blogADQSV
8 min readJun 3, 2019

--

O Dia dos Namorados está chegando e para aquecer o coração dos apaixonados ou de quem está em busca de um par, resolvi dar dicas de cinco filmes japoneses românticos. A maioria das pessoas que gostam de cultura pop asiática já deve ter visto pelo menos um filme japonês que seja sobre amor. Normalmente encontramos legendados filmes que são live-action de animes e mangás shoujo famosos, em que normalmente o enredo principal se desenrola sobre o relacionamento de dois adolescentes.

Para não ficar repetitivo, tentei trazer filmes que não são adaptações populares e também não serão comédias românticas, todos vão ter o amor como foco principal, mas não terão a estrutura das comédias românticas, com alívio cômico e alguns clichês que estamos acostumados como espectadores. Então prepara a pipoca e o refrigerante que a sessão de j-movies vai começar:

1- Tomorrow I Will Date With Yerterday’s You (2016)

A fotografia para eternizar o momento em que Emi viveu com Taka

Título nativo: ぼくは明日, 昨日のきみとデートする
Romanji: Boku wa Ashita, Kinou no Kimi to Date Suru Roteirista: Yoshida Tomoko
Diretor: Miki Takahiro

Sinopse: Takatoshi Minamiyama é estudante de arte em uma universidade em Kyoto. No trem, indo para a aula, ele vê Emi Fukuju e se apaixona por ela à primeira vista. Reunindo toda a sua coragem, Taktoshi fala com ela. Eles começam a namorar e curtem dias felizes juntos, mas Emi revela um terrível segredo. Baseado no romance “Boku wa Ashita, Kinou no Kimi to Date Suru” por Takafumi Nanatsuki.

Este filme me surpreendeu muito positivamente, já que trabalha com o tema da simultaneidade de realidades de uma maneira que nunca tinha visto antes. Fiquei tão fascinada que o livro em que ele foi baseado está na minha lista de leituras deste ano. Para começar queria falar do elenco, a interpretação de Fukushi Sota e Komatsu Nana é impecável. A química entre os dois é ótima e fica visível em cena, principalmente na troca de olhares e sorrisos entre os personagens. Gostaria de destacar o trabalho da Komatsu Nana, que é uma atriz jovem, mas já com muita experiência de atuação, principalmente em papéis dramáticos. Nessa produção seu talento é importantíssimo e não consigo imaginar Emi sendo feita por outra atriz. A história tem uma reviravolta muito importante, eu não posso contar porque seria um spoiler, que explica as atitudes de Emi ao longo do enredo. O segredo de Emi e como foi posto dentro do enredo foi muito bem pensando, a mistura de um aspecto não lógico com a realidade muito comum do casal deu um equilíbrio perfeito a história. Outro aspecto lindo deste longa é a fotografia e a relação que os personagens tem com ela e com várias outras expressões artísticas.

2- The 100th Love With You (2017)

O amor é como compor uma música: Aoi e Riku são letra e arranjo.

Título Nativo: 君と100回目の恋
Romanji: Kimi to 100 Kaime no Koi
Roteirista: Oshima Satomi
Diretor: Tsukikawa Sho

Sinopse: Aoi sofre um acidente e se encontra uma semana no passado quando recupera a consciência. Seu amigo de infância Riku diz que ele voltou no tempo para salvá-la. Mas a viagem no tempo de Riku envolve um grande segredo.

Outro filme que fala sobre viagem no tempo e realidades paralelas, baseado num mangá de bastante sucesso, a história de Aoi e Riku conquistou meu coração. Apesar de ter um clichê que não me agrada muito, o famoso eu não sou gentil com você porque te amo e não sei lidar com isso, a explicação do porquê Riku muitas vezes é agressivo e bem mal educado tem tudo a ver com os dilemas que ele sofre para seguir ou não com essa história de amor, já que o final normalmente é trágico. Assim como em Tomorrow I Will Date With Yerterday’s You, The 100th Love With You também mostra um equilíbrio entre o fantástico e o real.

A interpretação de Sakaguchi Kentaro como Riku é muito boa, ele consegue dosar a emoção para não ficar algo extremamente dramático. A trilha sonora do filme é outro ponto positivo, as canções que Aoi e Riku cantam durante a trama são muito bonitas e tem tudo a ver com o relacionamento dos dois e de como eles viam a música nas suas vidas. Aliás, toda a história tem uma conexão enorme com a música e com o hábito de ouvir discos em vitrolas, pra quem ama música, é um prato cheio.

3- The 8 Year Engagement (2017)

Hisashi e Mai: o amor existe.

Título Nativo: 8年越しの花嫁
Romanji: 8 Nen Goshi no Hanayome
Diretor: Zeze Takahisa

Sinopse: Hisashi e Mai estão prestes a ter sua cerimônia de casamento em 3 meses, mas Mai fica doente e entra em coma. Hisashi não desiste de sua noiva e reza por sua recuperação. Finalmente, Mai acorda, mas ela não tem nenhuma lembrança de Hisashi. Baseado na verdadeira história de Hisashi e Mai Nakahara.

A história de Hisashi e Mai me fez acreditar que o amor realmente existe e pode sim vencer todas as dificuldades. O mais impressionante de tudo é que o enredo é baseado no amor de um casal real. A dedicação de Hisashi a sua noiva, Mai, é algo que provavelmente a maioria de nós diria “ah, isso só acontece em filmes”, então nos damos conta de que tudo aconteceu de verdade e o coração fica quentinho. Chorei muito porque os dois lutam muito para ficar juntos, se despem de todo o orgulho e vaidade, mostrando que para amar é preciso aceitar as imperfeições e abraçar sua vulnerabilidade. Com certeza, meu filme de amor favorito para o resto da vida.

4- Asako I & II (2018)

Asako e Ryohei: amor e perdão.

Título Nativo: 寝ても覚めても
Romanji: Netemosametemo
Roteirista & Diretor: Hamaguchi Ryusuke

Sinopse: Asako é uma mulher de 21 anos que mora em Osaka. Ela se apaixona por Baku, que tem um espírito livre. Um dia, Baku desaparece de repente. Dois anos depois, Asako agora mora em Tóquio e conhece Ryohei. Ele se parece com o ex-namorado dela, Baku, mas ele tem uma personalidade completamente diferente. Ryohei é um assalariado, com uma personalidade sincera. Asako se apaixona por Ryohei. Baseado no romance “Netemosametemo” de Tomoka Shibasaki.

Asako I & II é um romance que não parece romance, de todas as indicações até agora acho que é o que mais tem cara de filme japonês, com muitos silêncios, pouca ação, mas com aquelas reviravoltas que te tiram o chão e você fica sem saber como não imaginou aquilo antes. Como professora de Literatura, eu quase surtei de emoção com a utilização do duplo, uma temática muito antiga na Literatura em geral, em que dois personagens são iguais em alguns pontos e opostos em outros, como se olhar no espelho, sabe. Asako passa seus dias dividida entre os dois duplos, Baku e Ryohei. Um extremamente libertário e contestador, outro o namorado perfeito, já que é calmo, apaixonado e quer uma relação duradoura. O que mais gostei nesse enredo é da coragem de Asako em viver o amor e da humildade de perceber que cometeu grandes erros.

A escolha do elenco é certeira, Higashide Masahiro consegue fazer duas personagens completamente diferentes, apesar de serem fisicamente iguais. Muda voz, trejeitos, olhares, nós realmente acreditamos que se trata de duas pessoas diferente. Karata Erika foi a escolha perfeita para Asako, pois conseguiu passar a doçura e ingenuidade da protagonista.

5- Tremble All You Want (2017)

A imagem que me fez pirar e querer demais ver este filme

Título Nativo: 勝手にふるえてろ
Romanji: Katte ni Furuetero
Roteirista & Diretor: Ohku Akiko

Sinopse: Yoshika tem 24 anos e trabalha em uma empresa. Ela nunca teve um namorado na vida. Yoshika é um pouco diferente. Ela gosta de pesquisar sobre fósseis de amonite durante toda a noite e ainda sente uma emoção quando pensa em primeiro amor Ichi de seus dias de ensino médio. Um dia, Ni, que trabalha na mesma empresa, confessa seus sentimentos por ela.

Tremble All You Want foi um filme que eu aguardei ansiosamente para ser lançado em Bluray e poder ser legendado em outras línguas. Desde as divulgações das imagens, eu já fiquei fascinada pelos cenários, e depois com a liberação da sinopse, minha vontade de assistir só aumentou. O filme brinca com vários clichês de histórias românticas no Japão, através de Yoshika e sua paixão platônica por Ichi, senpai da época da escola. O foco principal de todo o enredo é a vida vazia que Yashika leva e como a fantasia é a única forma de ela ser feliz, já que não tem coragem para viver de verdade. Mesmo que a primeira vista a história pareça muito triste, o roteiro tem cenas cômicas, já que vemos muitas fantasias engraçadíssimas de Yoshika, e também o ritmo acelera quando ela toma a decisão de correr atrás do amor e dar mais sentido na sua vida.

Meu destaque especial vai para a interpretação de Matsuoka Mayu como Yashika, ela consegue mostrar todas as emoções da personagem, todas as camadas dramáticas, desde o choro até o riso descontrolado, um show de interpretação. Preste atenção no jogo de ideias entre os nomes dos pretendentes de Yashika (Ichi e Ni) e os números cardinais em japonês.

Estas foram as minhas cinco indicações para o dia dos namorados, espero que a listinha tenha estimulado você a ver mais das produções cinematográficas do Japão.

Links para ver os filmes indicados:

The 8 Year Engagement e The 100th Love With You: Mahal Fansub
Tomorrow I Will Date With Yerterday’s You: Dopeka
Asako I & II: Start Fansub
Tremble All You Want: KissAsian (infelizmente não achei com legendas em português, só em inglês)

Gostou? Deixe quantos aplausos quiser! Comente, mande sugestões, agregue com suas opiniões. Compartilhe❤ E segue nas redes: Twitter, Facebook e Instagram.

--

--

Suca
blogADQSV

vejo muitos jdramas e gosto de escrever sobre eles.