Manual para iniciante em J-Dramas

fake asian
Aug 3 · 10 min read
J-dramas da temporada de inverno de 2019

Você acha que j-drama é apenas um senpai mal educado e uma mocinha bobinha? Tem vontade de assistir j-drama, mas não sabe por onde começar? Acha que não tem nada traduzido para o português e é difícil encontrar bons fansubs? Então, este texto é para você!

É drama ou dorama?

É dorama! Esta palavra (ドラマ) que vem do inglês drama e é usado para as novelas produzidas no Japão. Normalmente têm 10 episódios, são semanais e passam à noite. Também existem doramas matinais ou vespertinos, com capítulos diários, com uma duração mais longa, como por exemplo os doramas Asadora, do canal NHK, que contam a história de uma personagem feminina desde sua infância até sua velhice.

Os doramas têm muitos gêneros, podem ser dramáticos, policiais, investigativos, médicos, comédia, românticos, históricos, fantasia, ficção científica e slice of life (como mostra a tradução do inglês, contam um “pedaço da vida” dos personagens, abordando o cotidiano no Japão). Suas transmissões são divididas em temporadas, relacionadas com as estações do ano, Inverno (janeiro a março), Primavera (abril a junho), Verão (julho a setembro) e Outono (outubro a dezembro). Não existem serviços de streaming como Viki e o falecido Drama Fever, para que fãs de outros países consigam ver online essas produções.

Atualmente, muitas emissoras japonesas estão fazendo parcerias com a Netflix ou Amazon, por isso alguns doramas estão chegando até nós por estas plataformas. Para quem vive em países da Ásia ou nos EUA a chegada também pode acontecer por canais de TV fechada, como a Sony. Infelizmente, para nós aqui no Brasil, a chegada dos doramas é mais complicada e dependemos do trabalho voluntário de fansubs, por isso é importante entender que nem sempre os episódios vão ser traduzidos rapidamente ou postados 24 horas depois de serem transmitidos no Japão. Gostar de j-drama é ser paciente, ajudar outras pessoas que também gostam traduzindo, divulgando e respeitando o lindo trabalho que as fansubs fazem.

Para quem nunca viu um j-drama

Se você até agora só assistiu produções de outros países do leste da Ásia e gostaria de começar a se aventurar nos j-dramas, aqui vão algumas indicações:

Haru ga Kita (2018)

Kai

Sinopse: Kishikawa Naoko, uma mulher solteira de 31 anos, trabalha em uma loja de departamentos. Ela mora com a família, mas tem uma vida chata. No entanto, um dia ela conhece Lee Ji Won, um cinegrafista da Coreia do Sul, que a inspira a mudar junto com sua família.

Acredito que este dorama pode ser uma boa transição para quem consome muitos k-dramas, primeiro pela presença de Kai (EXO) como protagonista e parte do enredo se passar na Coreia do Sul. Além disso, o enredo mostra as diferenças culturais entre esses dois países, o romance do casal é muito bonito e houve química entre os atores. Gostei muito dos diálogos, fotografia e trilha sonora desse dorama.

Link para assistir: Kai Union Brasil Fansub


Tourist (2018)

Mochilão na Ásia com o Miura Haruma

Sinopse: Neste drama, cada uma das três mulheres problemáticas encontra o mesmo homem misterioso e carismático, enquanto viajam para Bangkok, Taipei e Ho Chi Minh.

É um mini-drama com três episódios, cada episódios mostra o personagem masculino, interpretado por Miura Haruma, se encontrando e se relacionando com uma das personagens femininas, em algum país da Ásia. Os enredos vão muito além do famoso plot “romance de viagem”, tudo é muito profundo e mexe realmente com quem está assistindo. O elenco é maravilhoso, as três atrizes são maravilhosas e renomadas no Japão e Miura Haruma, o que dizer desse homem! Lindo, talentoso, maravilhoso, não tem como não amá-lo.

Link para assistir: Céu Asiático


Todome no Kiss (2018)

Um beijinho que custa muito caro

Sinopse: Dojima Otaro é um popular host . Por causa de um incidente do passado, ele acredita que o amor torna as pessoas infelizes. Ele agora só busca dinheiro e poder. Uma mulher misteriosa aparece na frente de Dojima Otaro, ela tem um rosto pálido com lábios vermelhos. Quando ela o beija, Otaro morre, mas no momento seguinte recupera a consciência. Ele percebe que voltou 7 dias no passado. A misteriosa mulher continua o seguindo. Devido ao seu beijo, Dojima Otaro morre e volta ao passado uma e outra vez.

Todome no Kiss foi um sucesso arrebatador no início do ano passado, o enredo é a mistura de vários gêneros (suspense, fantasia, investigação, slice of life, romance) e mantém um ritmo acelerado durante todos os episódios. Os personagens são muito carismáticos, extremamente humanos, não há mocinhos ou bandidos, todos mostram suas diversas facetas, deixando a narrativa muito interessante. A atuação de Yamazaki Kento foi impecável, pois ele conseguiu dar a dramaticidade e também alívios cômicos nos momentos certos. Também não posso esquecer da atuação de Masaki Suda (meu ator favorito), como Harumi, que me fez rir e também chorar em muitas cenas.

Link para assistir: Mahal Fansub


Pra quem só viu dorama colegial e quer diversificar sua lista

Já viu Good Morning Call e está querendo mais do Japão, agora está com vontade de entrar pra valer no mundo dos j-dramas e conhecer produções de gêneros diferentes? Então estas são minhas indicações para você:

Switched (2018)

Uma troca de corpos e muitos problemas

Sinopse: Uma adolescente popular inexplicavelmente se encontra no corpo de uma colega impopular — e a nova dona de seu corpo não tem intenção de voltar atrás.

Como assim, você vai começar me indicando um escolar se eu só vi escolar até agora? Calma, este escolar é diferente de tudo o que você já viu, pode ter certeza. Switched trabalha com um velho recurso narrativo, a troca de corpos, mas de uma maneira muito inovadora. O tema central aqui é a discussão sobre bullying e padrões de beleza no Japão. A história não é nada leve ou bobinha, muito pelo contrário, às vezes é forte e bem indigesta. Quero alertar que o tema suicídio é mostrado durante esse dorama, então caso você tenha gatilho com essa temática, não recomendo que assista. Destaque para a interpretação das duas protagonistas, Tomita Miu e Kyohara Kaya, duas jovens atrizes muito promissoras e competentes.

Link para assistir: Netflix


Tokyo Tarareba Musume (2017)

Mais que amigas, friends!

Sinopse: Kamata Rinko, de 30 anos, é solteira e uma roteirista em dificuldades. Ela não tem namorado e continua tendo saídas noturnas em bares com suas amigas Kaori e Koyuki. Ela entra em seus 30 anos ainda imatura, buscando a felicidade e lutando com romance e o trabalho.

Amigas, muita cerveja, falar mal de homem, sofrer pelo boy errado, sentir que tem que dar certo na vida, mas tudo está dando errado. Sim, a Rinko é gente como a gente. Gostei muito desse dorama justamente porque as personagens são mulheres comuns, sofrendo os mesmos dramas e passando pelos mesmos perrengues que passamos. Temas como a pressão pelo casamento, traição, padrões de beleza e de comportamento são muito bem discutidos no roteiro. As cenas de Rinko escrevendo roteiros de doramas são as minhas favoritas.

Link para assistir: Mahal Fansub


Seirei no Moribito (2016)

Balsa: a heróina mais osso duro do Japão

Sinopse: Balsa é uma guarda-costas de 30 anos de idade. Sua vida muda quando ela salva o Príncipe Imperial Chagumu, que está sendo levado por um rio furioso. Eles então tentam devolver o grande ovo do espírito da água, que está na posse do Príncipe Chagumu até a sua nascente no mar. Ao longo do caminho, eles são caçados por assassinos contratados.

Haruka Ayase fez um excelente trabalho como atriz, com muito treinamento de luta e imersão nesse universo em que Balsa faz parte. Esse dorama tem 3 temporadas, é baseado num livro e também já foi adaptado como anime. A história de Balsa é muito interessante porque temos uma mulher guerreira, normalmente vemos homens fazendo papel de um guerreiro solitário que salva vidas de pessoas indefesas. Aqui acontece justamente o contrário, temos uma mulher como a salvadora e não a vítima a ser salva. O enredo tem muitas cenas de lutas, muita ação, fantasia, cenários lindos e uma fotografia de tirar o fôlego.

Link para assistir: Mahal Fansub


Radiation House (2019)

Fique paradinho ou vamos ter que repetir a tomografia.

Sinopse: Igarashi Iori é um Técnico de Radiologia talentoso. Ele acredita que a “verdade” é definitivamente capturada em imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Iori e Amakasu An trabalham no departamento de radiologia de um hospital e procuram diagnosticar e definir o tratamento de várias doenças.

Um excelente dorama médico com investigação, foi um dos destaques da última temporada (primavera), desde Unnatural (infelizmente não traduzido para o português) eu não ficava tão empolgada e com a atenção tão presa numa produção desse gênero. Kutoba Masataka e Honda Tsubasa dão um show de atuação, gostei muito de como os personagens dele tinham momentos de tensão e também de afeto juntos.

Link para assistir: Mahal Fansub


E os clássicos?

Já viu vários j-dramas que foram transmitidos durante a última década, mas gostaria de ver doramas old school, aqueles dá época em que a internet era discada e demorava semanas para baixar ou que eram comprados em DVD nas lojinhas de produtos asiáticos. Estas indicações são pra você:

Hana Yori Dango (2005)

Tsukushi

Sinopse: Makino Tsukushi é uma garota de família humilde que, apesar das dificuldades financeiras, conseguiu ser admitida em uma escola de pessoas extremamente ricas. Para que ela possa estudar, sua família passa por muitas privações, na esperança de que a filha consiga conquistar um herdeiro milionário. Nessa escola, Eitoku Gakuen, todos os alunos esbanjam suas riquezas, porém, os que mais se destacam são os quatro herdeiros das mais poderosas famílias do Japão, eles forman um grupo chamado de Flower Four, os F4. Na escola, receber uma tarja vermelho do F4, é como receber uma sentença de morte. Quem recebe a tarja é maltratado cruelmente pelos outros alunos, até sair da escola. Nesse cenário de ostentação, tudo o que Makino Tsukushi deseja é se formar tranquilamente, sem se envolver com os outros alunos. Porém, depois de um incidente, onde ela não pôde ficar calada diante da injustiça do líder do F4, ela recebe a Tarja Vermelha. A partir daí, sua vida nunca mais foi a mesma.

Eu sei, você vai me dizer que viu Boys Over Flowers e que não vai passar horas da sua vida vendo a mesma coisa. Confie em mim, Hana Yori Dango não tem nada a ver com Boys Over Flowers, o dorama mostra bem a realidade do Japão, como são as escolas, as relações entre ricos e pobres e também faz muitas críticas ao que estava acontecendo nessa época no país. Gosto muito também de como os personagens vão evoluindo ao longa da história, reconhecendo seus erros e se tornando pessoas melhores. E claro, você vai poder ver o Matsumoto Jun super jovenzinho!

Link para assistir: Mahal Fansub


Hotaru no Hikari (2007)

Todos somos himono-onna, Hotaru!

Sinopse: Hotaru trabalha para uma famosa empresa de design de interiores. É um trabalho fascinante, mas a vida privada de Hotaru é totalmente o oposto de glamourosa. Ela mora sozinha, e quando não está trabalhando, fica em sua casa alugada com roupas esportivas, bebendo cerveja e lendo mangá.

Esse dorama é muito divertido. Hotaru é muito atrapalhada, acaba sempre entrando em confusões sem querer, tudo para conseguir chegar logo em casa, colocar sua calça de moletom e beber uma cervejinha. Também se pode ver no enredo como as mulheres são tratadas no mundo corporativo no Japão e a necessidade de estarem sempre bonitas e magras.

Link para baixar: Dorama JPN


Last Cinderella (2013)

Miura Haruma novinho!

Sinopse: Sakura é uma mulher solteira de 39 anos. Ela trabalha em um salão de beleza como vice-gerente. Sakura deixa os clientes bonitos, mas ela não está interessada em se tornar bonita. Ela inveja se apaixonar, mas ao mesmo tempo tem medo de se apaixonar. Um dia, em uma festa, Sakura conhece Hiroto, que é bem mais novo que ela e atração entre os dois começa a surgir.

Um clássico! Eu amo muito este dorama porque ele quebra muitos paradigmas sobre o papel social que a mulher exerce no Japão. Sakura é mais velha, trabalhadora, não pensa em se casar e se apaixona por um homem mais novo, ninguém menos que Miura Haruma! O enredo é muito divertido e com muitas críticas sociais.

Link para baixar: Dorama JPN

Esta foi minha humilde tentativa de ajudar quem é iniciante em j-dramas, priorizei indicações que tivessem legendas em português e possibilidade de serem vistas online ou para baixar. Pense nesse texto apenas como uma porta que se abriu para um universo novo e cheio de possibilidades, um dorama leva a outro, logo você vai estar criando sua lista de doramas futuros porque gostou de determinado ator ou atriz, porque descobriu que viu vários de um mesmo roteirista e quer ver todos em que ele trabalhou. Vai ter um gênero favorito e também vai se dividir entre completos e em andamento. É um caminho sem volta, mas é uma delícia.


Gostou? Deixe quantos aplausos quiser! Comente, mande sugestões, agregue com suas opiniões. Compartilhe❤ E segue nas redes: Twitter, Facebook e Instagram.

blogADQSV

Blog que busca uma crítica além do óbvio da cultura pop asiática.

fake asian

Written by

vejo muitos jdramas e gosto de escrever sobre eles.

blogADQSV

blogADQSV

Blog que busca uma crítica além do óbvio da cultura pop asiática.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade