@blogakredito
Published in

@blogakredito

5 Fatos que você precisa saber sobre ficar com o nome sujo

5 Fatos que você precisa saber sobre o nome sujo

Em 2022 mais um recorde: 63 milhões de brasileiros estão registrados nas agências de crédito, ou seja, se encontram com o "nome sujo". Essa situação ocorre quando uma pessoa deixa de pagar determinada conta e o credor solicita a inclusão do nome deste inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito.

Recente pesquisa mostrou que: sete em a cada dez brasileiros deixaram de pagar ou pagaram com atraso alguma conta. No geral, as dívidas estão ligadas a: cartão de crédito (39%), Plano de internet (28%) e celular e telefone fixo (26%).

E você, está com nome negativado ? Calma! Resolvemos listar os principais fatos que você precisa saber sobre o assunto. Veja abaixo os seus direitos e deveres com relação ao nome negativado.

5 Fatos que você precisa saber sobre ficar com o nome sujo

  1. O seu nome só pode ficar sujo no período máximo de cinco anos

Após o período de cinco anos a dívida deixa de constar nos órgãos de proteção ao crédito. Vale lembrar que a data tem início no dia posterior à data de vencimento da dívida e não na data em que o nome ficou sujo.

Atenção 1! A dívida não deixa de existir. A empresa pode continuar cobrando o devedor por meios extrajudiciais, como ligações e propostas de renegociação.

Atenção 2 ! A informação da dívida caducada pode ser utilizada negativamente no momento do cálculo do score.

2. As empresas têm a obrigação de informar que o seu nome irá ficar sujo

O Código de Defesa do Consumidor é claro: as agências de crédito tem o dever de comunicar com antecedência o consumidor sobre a inclusão na lista de inadimplente. Do contrário a negativação passa a ser indevida.

3. As empresas não podem realizar ligações e enviar mensagens insistentes de cobrança

Este tipo de atitude pode ser enquadrada como constrangimento, importunação e coação. O consumidor pode ingressar no judiciário para acionar a empresa credora.

4. Você pode ser recusado em uma vaga de emprego

Da mesma maneira que os bancos, as empresas também estabelecem critérios para o seu processo seletivo. O nome sujo pode ser um dos fatores para efetivação no cargo.

5. Com o nome sujo você pode ter dificuldade para conseguir crédito

Já falamos bastante sobre o Score. Esse indicador é o principal critério utilizado pelas empresas no momento da aprovação de crédito ou financiamento. Por sua vez, estar com o nome sujo, impacta negativamente nesse índice. Por isso, você pode ter bastante dificuldade para conseguir produtos financeiros no mercado.

Para saber como podemos te ajudar acesse nosso site.

--

--

--

Está com nome sujo ? Quer limpar seu nome ? Pagamos à vista todas suas dívidas negativadas. Cadastra-se agora www.akredito.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
AKREDITO

AKREDITO

Uma nova maneira de limpar o seu nome. Pagamos à vista todas as suas dívidas negativadas. Acesse www.akredito.com.br e faça o cadastro gratuito

More from Medium

Trendio Review - Worth Buying or Waste of Money ?

Takeaways from ‘Tuesdays with Morrie’

The Mango Tree

30 Days of June: Day 16 “… and being one of the greatest players the world will ever know.”