@blogakredito
Published in

@blogakredito

Compras por impulso: como evitar ?

Compras por impulso: como evitar ?

Quem nunca realizou alguma compra por impulso ? A verdade é que todos nós em algum momento compramos um produto no calor do momento. Seja por motivos emocionais ou pela falta de planejamento, este comportamento é péssimo para suas finanças. Saiba a seguir como não cair nessa cilada.

Seis a cada dez consumidores aproveitaram a oferta de crédito para fazer compras por impulso.

Não é nenhuma novidade que o endividamento brasileiro segue em patamares elevadíssimos. Mas porque a inadimplência está tão alta no Brasil? A ausência da Educação Financeira no sistema de ensino básico certamente é o motivo que mais contribui para essa situação.

46% dos brasileiros não controlam seu orçamento, revela pesquisa

Compras por impulso: o que é ?

A compras por impulso é o hábito de adquirir produtos e serviços sem precisar deles. É a compra pelo desejo, e não pela necessidade. Simples né? Mas para deixar mais claro vamos ao um exemplo comportamental:

Assim que você se depara com uma promoção, qual a sua atitude ? Seja sincero! Pensou em comprar sem pensar duas vezes sobre os impactos na sua vida financeira ? Então, esse perfil caracteriza justamente o conceito de compras por impulso.

Calma! Você não está sozinho! Pesquisas mostram que 76% realizam já compraram por impulso no Brasil.

Compras por impulso: como evitar ?

  • Cuidado com os gatilhos: Promoções, estratégias de marketing, anúncios, datas comemorativas… As grandes marcas utilizam diversas maneiras de tentar persuadir e fomentar o consumo. Atenção! Antes de realizar a compra reflita sobre os impactos na sua vida financeira.
  • Descontrole emocional: Você sabia que as emoções refletem diretamente nas suas atitudes financeiras ? Pois é, fique atento para que essas oscilações não influenciem negativamente nas suas decisões financeiras.
  • Entenda o motivo por trás de cada compra: Você realmente precisa daquele produto? Quando estiver quase adquirindo algo, pense realmente se faz sentido essa compra.

É o que chamamos de inteligência emocional nas finanças, que é basicamente a capacidade de domar seus impulsos e comprar somente o que você precisa de fato, mantendo os gastos sempre dentro do orçamento.

  • Incentive o consumo colaborativo: Nesse sistema, as pessoas compartilham, trocam, emprestam e alugam em vez de comprar, focando no acesso aos bens e serviços, deixando de lado a posse.
  • Controle o orçamento: anote todos os seus gastos e despesas em um planilha financeira. Saiba quais são os valores da suas dívidas atuais e negocie com os credores os débitos em aberto.

Acesso mais conteúdos como esse no nosso site!

--

--

--

Está com nome sujo ? Quer limpar seu nome ? Pagamos à vista todas suas dívidas negativadas. Cadastra-se agora www.akredito.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
AKREDITO

AKREDITO

Uma nova maneira de limpar o seu nome. Pagamos à vista todas as suas dívidas negativadas. Acesse www.akredito.com.br e faça o cadastro gratuito

More from Medium

DRM Newsletter_Feb.

Adamere–To Love Passionately

To pull off the look of a “well dressed lie,” first — you must believe in it.

NHL Fantasy Advice: Mid-Season Waiver Targets