Dicas para evitar fraudes no seu CPF

Muitos criminosos tentam utilizar o CPF de terceiros para aplicar golpes e cometer crimes. É o que aponta uma recente pesquisa realizada pelas agências de crédito. De acordo com os dados coletados, há uma tentativa de fraude de CPF a cada 16,9 segundos no Brasil.
O número de brasileiros que tiveram o seu CPF fraudado aumentou em 166 % nos primeiros meses de 2022.
Por que manter o CPF seguro é tão importante ?
Apenas o número do CPF e alguns dados básicos, como o endereço ou o nome da mãe, criminosos podem pedir cartões de crédito, abrir crediários, solicitar empréstimos e financiamentos.
Viu como é importante ? Mas calma! Elaboramos dicas para evitar que o seu CPF seja fraudado.
Dicas para evitar fraudes no seu CPF
- Guarde e descarte documentos com segurança: Mantenha todos os documentos que constam o número do CPF bem guardados e seguros. Ao descartar correspondências e cartões tome cuidado e veja se o número do CPF não está exposto.
- Comunique a polícia em caso de roubo: Em situações de furto e roubo é importante comunicar a polícia imediatamente. Você também deve entrar em contato com as suas instituições financeiras.
- Monitore o seu CPF: Você precisa criar o costume de consultar as agências de crédito. Para quem não sabe o acesso é gratuito. Por lá, é possível consultar novos pedidos de crédito e saber quais foram as últimas empresas que consultaram o seu CPF.
- Evite informar o CPF em compras presenciais: É um costume que todos nós temos mas pode ser perigoso. Na medida que alguém pode estar observando você. Evite, portanto, ficar falando em voz alta o número do CPF.
- Desconfie de contatos por telefone e-mail e redes sociais: Instituições financeiras nunca pedirão o seu CPF ao entrar em contato por telefone, e-mail ou redes sociais. Na maioria das vezes essas empresas pedem apenas o número do telefone, como medida de verificação e segurança. Se entrarem em contato pedindo o CPF desconfie!
Gostou das dicas ? Acesse nosso site para mais conteúdos como esse.