@blogakredito
Published in

@blogakredito

Dicas para negociar dívidas com juros altos

Dicas para negociar dívidas com juros altos

As dívidas com juros altos é um grande problema para os consumidores brasileiros. Nos últimos meses houve consecutivos aumentos na taxa básica de juros (Selic). Essa elevação piora ainda mais a situação elevando o risco de inadimplência no país.

A alta dos juros pode agravar esse quadro, especialmente as taxas que respondem mais forte à Selic. Nesse caso, as do crédito rotativo (como os do cartão de crédito), que as pessoas tomam no impulso, sem pensar e acabam sendo mais perigosos.

Mas você sabe o que é taxa Selic ? Mais: você sabe como esse indicador influência o valor da sua dívida ?

O que é taxa Selic ?

Eu esqueci de pagar a prestação do empréstimo e quando fui ver estava o dobro do valor!

A situação acima é um ótimo exemplo de como o juros influência a vida das pessoas que adquirem algum tipo crédito. A Selic nada mais é do que a taxa básica de juros da economia brasileira.Ou seja, ela serve como base para os demais tipos de juros. Por isso a elevação dessa taxa afeta diretamente o bolso dos endividados que tomam crédito no mercado.

O impacto direto mais imediato no bolso do brasileiro vai ser justamente porque, como a Selic é uma taxa de referência das demais taxas de juros, os créditos vão ficar mais caros, os endividamentos vão ficar mais caros. Com a elevação da taxa de juros, diminui a liquidez da economia e acaba impactando negativamente as expectativas de crescimento da atividade econômica. Podemos esperar uma atividade econômica ainda mais tímida.

Apesar das dificuldades, é possível renegociar as dívidas através de dicas e estratégias financeiras. Veja abaixo as principais dicas para renegociar todas as dívidas.

Dicas para negociar dívidas com juros altos

  • Análise das suas dívidas: Coloque no papel ou em uma planilha o valor exato dos seus rendimentos bem como os gastos mensais. Aproveite e registre o valor das dívidas em aberto. Lembre-se de anotar as despesas fixas (que possuem um valor fixo) e variáveis (variam de acordo com o consumo).
  • Estabeleça um limite mensal: Crie um limite por mês destinado exclusivamente ao pagamento das parcelas.
  • Faça uma proposta ao credor: Ofereça alternativas e opções que possam ser boa para ambas as partes. Afinal, não se esqueça que o credor tem tanto interesse quanto você! Se for necessário, faça uma contraproposta e não decida por impulso. Peça um tempo… Analise, veja as condições de pagamento e só depois tome a decisão.
  • Anote tudo: Não dê mole! Todo cuidado nesta parte que diz respeito a finalizar a negociação. Anote o número de protocolo. Assim como o nome do responsável pelo atendimento.
  • Leia o contrato: O contrato é o documento com efeito jurídico. É a garantia que todas as condições acordadas serão cumpridas. Portanto, antes de assinar o contrato leia e releia.

--

--

--

Está com nome sujo ? Quer limpar seu nome ? Pagamos à vista todas suas dívidas negativadas. Cadastra-se agora www.akredito.com.br

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
AKREDITO

AKREDITO

Uma nova maneira de limpar o seu nome. Pagamos à vista todas as suas dívidas negativadas. Acesse www.akredito.com.br e faça o cadastro gratuito

More from Medium

Alumni Series I: My Perlego story

CS371p Spring 2022: Justin Milushev

What I know about what I didn't know

How to work Ultix: Project is very good