Ahhh, os infográficos!

Vitor Brumatti
Blogando
Published in
2 min readApr 11, 2018

Ao planejar a produção de conteúdos para as mídias sociais digitais de uma empresa nos deparamos com a definição de qual recurso visual (ou audiovisual) utilizar: foto, ilustração, vídeo, entre outros. Um deles tem chamado muito atenção por sua aceitação e impacto causado junto ao público, são os infográficos.

Photo by rawpixel.com on Unsplash

O formato não é novo, tampouco uma exclusividade das mídias sociais digitais. Ele está presente na composição dos conteúdos editorias dos meios impressos há bastante tempo e sempre é utilizado como uma forma de ilustrar e sintetizar informações importantes em relação ao assunto que está sendo tratado.

Por que eles fazem sucesso nas mídias sociais digitais das empresas?

Porque é um recurso capaz de sintetizar as informações sobre a empresa, produtos ou serviços que oferecem aos seus consumidores de forma prática e objetiva. Permite ao público entender melhor sobre o assunto e, especialmente, sobre a aplicação desse conteúdo (que pode estar aliado ao seu produto ou serviço) dentro do seu cotidiano.

É muito comum que o infográfico criado por uma empresa consiga ultrapassar os limites da fan page e ganhar o feed de um público bem maior. Isso devido ao fato das pessoas terem o costume de compartilhar esse conteúdo em seus perfis e, assim, ampliar o impacto do material produzido.

Além disso, ao oferecer conteúdos especializado a respeito do segmento de atuação da empresa, ela se torna cada vez mais referência no assunto e reconhecida como especialista, gerando, assim, maior credibilidade junto ao público.

É preciso um cuidado muito grande na forma de desenvolver o conteúdo dos infográficos. Organizar a informação de maneira adequada e assertiva determina o sucesso do material.

--

--

Vitor Brumatti
Blogando

Publicitário, professor universitário. Doutorando em Comunicação pela Unesp. Sócio-proprietário na Giz Comunicação Especializada. Colaborador do @blogando.