Coca-Cola: a campeã mundial

Gabrieli Aquino
Blogando
Published in
3 min readJul 16, 2018

Dentre uma lista de 13 patrocinadores da Copa do Mundo 2018, a Coca-Cola posiciona-se em primeiro lugar (44%) como a mais lembrada pelas pessoas. (Fonte: Hello Research)

Estar entre as marcas mais lembradas, espontaneamente, como patrocinadoras oficiais da Copa, é ser uma marca de grande destaque ligada ao futebol.

E cá entre nós, ser fortemente relacionado a um evento tão importante e valorizado mundialmente, não é um trabalho fácil e nem muito menos rápido.

A Coca-Cola, sem dúvidas, merece esse destaque entre as demais. Não apenas pelo produto, mas, por todo posicionamento e branding estabelecidos.

Mas, o que faz uma marca de bebidas ter um reconhecimento mundial, destacando-se das demais, estando fortemente atrelada a um evento de grande renome?

Neste artigo você poderá compreender os passos que a Coca-Cola deu para tornar-se o que é hoje e entenderá como extraí-los para construção da sua marca.

Então atente-se aos próximos tópicos e boa leitura!

O que a faz ser essa “Coca-Cola toda”?

Criada como um xarope em 1886 pelo Dr. John Stith Pemberton, a Coca-Cola começou a ser vendida nas ruas de Atlanta, nos Estados Unidos, a cinco centavos o copo.

Logo, Frank M. Robinson, amigo de Pemberton, sugeriu o nome e criou a caligrafia da marca, hoje famosa, “Coca-Cola”.

Mas, o que teria feito ela ser tão lembrada e consumida, por diversas pessoas, independentemente de gênero, etnia, idade, crença ou classe social, em todo o mundo?

Se inicialmente eram vendidos nove copos por dia, o que teria feito esse número passar para 1,7 bilhões de porções por dia, tornando-se uma das mais amadas do planeta?

A resposta é que a marca não vende apenas um refrigerante, mas também, emoções, sensações e sentimentos.

Ano após ano, construiu-se um marketing fortemente atrelado a emoção, gerando confiança e um relacionamento mais profundo com o consumidor.

Um posicionamento amigável que fortaleceu-se, conquistou e ainda tem conquistado corações em todo o planeta.

O marketing que ultrapassa gerações

Para compreender melhor, vamos analisar a missão que a Coca-Cola carrega consigo:

· Refrescar o mundo em corpo, mente e espírito.

· Inspirar momentos de otimismo por meio de nossas marcas e ações.

· Criar valor e fazer a diferença onde estivermos e em tudo o que fizermos.

O primeiro tópico que a marca ressalta, já nos diz que além da funcionalidade, trabalha-se as sensações por completo, corpo, mente e espírito.

O segundo, é inquestionável. Quem nunca relacionou a Coca-Cola com momentos bons compartilhados com pessoas queridas?

Ou ainda, levante a mão aquele que ao pensar em Coca-Cola não se lembra do slogan: “abra a felicidade”.

É por isso que essa marca é tão amada mundialmente! Gerando paixão em seus consumidores através do seu posicionamento emotivo, cumprindo sua missão e valores.

Em 1978, a marca se tornou patrocinadora oficial da Copa e desde então, vem transparecendo todo esse amor e paixão pelo futebol.

É notório como as suas campanhas publicitárias se destacam entre as demais, pelo fato de explorar as emoções.

Na Copa 2018, a marca utilizou o slogan “Quem dá o gás para quem dá o gás?”, intensificando paixão, amor, coração e união. Assista:

A moral da história

Vivemos em uma era em que as pessoas não querem comprar apenas produtos e suas funcionalidades.

Hoje em dia, as pessoas não vão, por exemplo, a um restaurante porque a comida é boa ou barata, sendo que o atendimento é ruim e desvalorizador.

Os consumidores buscam experiências positivas, bem-estar, emoção e sentimentos. E são esses fatores que determinam a paixão por uma marca.

A Coca-Cola nos ensina claramente isso tudo através do seu marketing e todas as suas ações.

Se uma marca quer ser reconhecida e lembrada por muitas gerações, é imprescindível que haja valores e missões bem definidos.

Acima de tudo, que tenha um propósito, muito além do que simplesmente “vender”. Que se preocupe em gerar confiança e relacionamento com o seu público.

Se você possui uma empresa e quer ser essa “Coca-Cola toda”, está mais do que na hora de seguir todos os exemplos dessa marca que sabe gerar paixão como ninguém!

Lembre-se, o marketing é construído aos poucos, não é da noite para o dia que se ganha a confiança de alguém, então, não desista nunca, persista até alcançar o sucesso!

--

--

Gabrieli Aquino
Blogando

Publicitária, fascinada por novos desafios, ideias criativas e por conteúdos com propósito.