[Blogando Bauru] Design e empatia: Euripedes Magalhães traz suas experiências para o palco do Blogando

A segunda palestra do evento Blogando Bauru abordou um tema de grande influência atual. Euripedes Magalhães, de 22 anos e formado na Belas Artes, trouxe para o público um estudo sobre Design Thinking, User Experience e principalmente, empatia.

Euripedes deixou claro que a relação com o outro é importante. Durante sua palestra, explorou a relação com o público por meio de interações e dinâmicas que fazem parte, segundo ele, do User Experience.

Um dos principais pontos de sua apresentação envolveu dinâmicas para que o público pudesse se conhecer. Primeiro, era preciso dar uma salva de palmas para quem estava ao seu lado. Em seguida, duas perguntas teriam de ser feitas para essa pessoa: “Quem é você?” e “O que mais?”. A segunda pergunta poderia ser repetida quantas vezes necessário até que o período de dois minutos terminasse.

Embora em dois minutos não seja possível conhecer alguém, a indagação teve o intuito de explorar a empatia pelo próximo.

[caption id=”attachment_3341" align=”aligncenter” width=”750"]

Design Thinking

“A pessoa próxima de você tem que te dar abertura para que você saiba resolver o problema dela”, apontou.[/caption]

Euripedes apresentou cases de diversos projetos conhecidos como Pokemon Go, Pepsi, Nespresso, Nubank e Instagram. Para ele, ao pensar em uma solução de design é preciso explorar o destino do produto e o seu impacto naquele ambiente. O designer apresentou cases sobre grandes empresas da atualidade como Google, Microsoft e Apple, analisando seus ecossistemas e apresentando o que elas possuem em comum.
Para finalizar a palestra interativa, além de levantar a questão sobre a real utilidade dos produtos ele trouxe a seguinte reflexão: “Experiência não é o que acontece com você, é o que você faz com o que acontece com você.” #KEEPWORKING

Design Thinking