Jéssica Damasceno
Blogando
Published in
2 min readJul 17, 2018

--

Design Thinking: empatia, criação e inovação.

O Design Thinking (o termo significa: pensamento do design ou pensar como designer) originou-se na área do design, mas foi adaptada às empresas. É uma maneira de pensar que uni a sensibilidade do design, métodos para atender as necessidades das pessoas e o que é possível realizar tecnologicamente. Uma combinação de mindset com o plano de ação.

“Sob uma visão mais prática, podemos dizer que o design thinking é um conjunto de métodos, ferramentas e técnicas, organizados dentro de um processo baseado na empatia que orienta a pensar e criar soluções baseadas nas necessidades, desejos, problemas e anseios do cliente por meio de uma série de pesquisas, geração de ideias, protótipos e testes” (Resultados Digitais).

Uma metodologia ágil para resolver problemas de maneira criativa e inovadora, pode ser aplicada no dia a dia de uma agência, na concepção de uma empresa ou projeto. Conheça abaixo os estágios envolvidos nessa abordagem:

Processo do Design Thinking:

Empatia

Neste momento, o importante é entender o problema. É preciso observar muito, fazer pesquisas, vivenciar, fazer uma imersão no universo daquela situação problema.

Definição

Chegou a hora de reunir informações e organizá-las a partir de uma interpretação do processo de empatia! Nesta etapa já é possível definir a rota a ser seguida.

Ideação

Ideia é a palavra-chave! Reúna e discuta ideias, faça um Brainstorming, co-criação, use a criatividade, busque ideias inovadoras e saia do óbvio.

Prototipação

A hora de colocar a mão na massa! Torna palpável uma ideia! É um estágio para fazer testes de possibilidades e gerenciamento de soluções.

Teste

Realizar testes interativos para chegar na versão final. Fazer uma apresentação do protótipo criado ao cliente e buscar feedback.

No Design Thinking, o humano está no foco da solução. Empresas que adotam essa metodologia possuem um pensamento centrado na experiência do consumidor ou público-alvo de um produto ou serviço.

Essa abordagem de trabalho oferece diversas vantagens, dentre elas:

  • Trata-se de uma metodologia colaborativa, possibilidade um fortalecimento do trabalho em equipe. A união de ideias que se complementam e criam algo novo;
  • Busca a inovação de forma não linear;
  • Criação de um ambiente inovador;
  • Eficiência operacional;
  • Incentivo a colocar ideias em prática e aprender com os erros.

Abaixo, alguns links das quais eu me inspirei:

--

--

Jéssica Damasceno
Blogando

Publicitária e fascinada por fotografia. Colaboradora do @Blogando