Empresa que vai para os meios digitais, precisa ter uma vida digital.
Um dos grandes desafios que tenho visto no mercado da comunicação digital é justamente trazer as empresas que não são genuinamente, ou essencialmente, digitais para o contexto das ferramentas desse universo.
É fato que as organizações compreendem a necessidade de ocuparem seus espaços nisso que compreendemos de ambiente digital, o que antes era algo a ser pensar (hummm, vou ou não pra internet?), hoje é um caminho sem volta (ou vai ou vai pra web).
Diante disso, e de outras maravilhas que esse ambiente oferece, nos deparamos com certa frequência com empresas que utilizam das mídias sociais digitais da mesma forma que utilizavam os veículos off-line, isso é um risco muito grande, pois um post em uma mídia social digital vai trazer resultado, mas o impacto tem sido cada vez menor.
É fato que quanto melhor se utiliza recursos como vídeos, infográficos e ações interativas, melhor será o resultado. Entretanto, as empresas precisam compreender o seu cotidiano e planejar como levar esse cotidiano para os ambientes digitais, pois assim seus consumidores poderão acompanhar o dia a dia da empresa e não somente o momento em que uma oferta é anunciada.
Para isso minha sugestão é fazer um roteiro de como é o cotidiano da empresa e tentar identificar elementos que possam ajudar o consumidor a entender melhor o que ela oferece e como ele pode escolher melhor os produtos que vão satisfazer as suas necessidades. Procure identificar situações que possam ser ilustradas com vídeos e fotos, caso necessário descreva o que está acontecendo naquele momento.
Crie uma rotina, procure manter um ritmo de produção e publicação que não interfira nas demais atividades da empresa, mas também que seja capaz de representar a vida da sua empresa dentro dos ambientes digitais. Utilize algumas mídias sociais digitais, dentro da imensidão da internet e das suas ferramentas é muito fácil cair na armadilha de ter perfil em todas as redes sociais digitais e acabar não utilizando nenhuma delas. Escolha algumas e vá observando a reação do público.
Procure interagir com o público. Se possível, estimule a participação por meio de ações promocionais interativas, mas lembre-se, só faça isso se realmente for conseguir interagir, pois o público vai cobrar a sua participação e seu retorno às mensagens.
Acompanhe os resultados e vá fazendo ajustes (horário de publicação, conteúdo publicado, etc) em busca e alcançar um impacto cada vez maior junto ao seu público.