Magazine Luiza: a transformação digital que você deve se inspirar

Gabrieli Aquino
Aug 13, 2018 · 4 min read

Você já ouvir falar sobre transformação digital? É disso que as empresas necessitam para continuarem vivas.

Este conceito está ligado ao uso da tecnologia para alcançar um bom desempenho e resultados melhores.

Vai muito além do que ter um blog ou uma página no Facebook, já que esta transformação não se diz respeito apenas a uma presença superficial.

Trata-se de uma mudança intensa em toda a estrutura corporativa, pela qual o papel estratégico central torna-se a tecnologia.

Se você busca por estratégias para ampliar suas vantagens competitivas no mercado, é essencial que sua empresa busque por essa transformação.

A Magazine Luiza é um ótimo exemplo a ser seguido. Em meio a crises do mercado, ela continua se transformando e lucrando.

Você vai conhecer agora as estratégias que tem levado essa empresa a ser grande exemplo de inovação digital!

As origens

O que muitos não sabem, é que esta história de sucesso se iniciou em novembro de 1957, na cidade de Franca, no interior de São Paulo.

Quando Luiza Helena Trajano, adquiriu“A Cristaleira”, uma pequena loja de presentes da cidade.

Algum tempo depois, em um concurso cultural de uma rádio local, o próprio público escolheu o atual nome: Magazine Luiza.

A primeira grande loja de departamentos foi inaugurada em 1974, possuindo mais de 5.000 m².

Em 1999, a empresa criou o primeiro modelo de comércio eletrônico, sendo referência em e-commerce nacional.

Desde então, a organização vem crescendo e inovando, sem deixar de lado a cordialidade com seus funcionários e clientes, sustentando sua identidade.

As mudanças

Em épocas em que o varejo sofria uma grande refração econômica, os diretores da Magazine Luiza passaram a explorar a tecnologia dentro da empresa.

Com isso, conseguiram atingir resultados positivos, melhorando os processos internos, proporcionando facilidade e uma melhor experiência para o consumidor.

Com estratégias digitais alinhadas ao calor humano e a cordialidade demonstrada nas lojas físicas, a marca encontrou o caminho do sucesso.

Para ter uma ideia dos resultados, de 2016 para 2017, a empresa quadriplicou seu lucro líquido, saindo de R$ 86 milhões para 389 milhões de reais no ano.

Esse processo de mudança e melhora de resultados tem sido cercado de muitas ações. Vamos conhecer algumas?

Luiza Labs

Por trás de toda transformação digital da Magazine Luiza existe o Luiza Labs, o laboratório de tecnologia e inovação da rede.

Uma equipe formada com centenas de pessoas, responsável por buscar inovação e melhorar as experiências dos colaboradores e consumidores.

As etapas da transformação acontecem primeiramente nos processos internos da empresa.

Todos os funcionários possuem recursos que os instruem a integrar a tecnologia em suas vidas, tornando o dia a dia mais funcional.

Por meio de pesquisas e desenvolvimento de produtos e serviços, a equipe otimiza digitalmente os processos das lojas.

Tudo isso ocorre em ações nas plataformas digitais e dentro das próprias lojas físicas, tais como:

Atualmente, o site da rede permite que o usuário efetue a sua compra online e retire o seu produto em uma loja mais próxima.

Essa ação permite que o “calor humano” tão prezado pela marca, continue sendo aplicado, garantindo uma experiência única para os clientes.

A Lu é a brand persona da marca. Ela possui gostos, opiniões e personalidade própria, está presente em todas as plataformas digitais da empresa.

A personagem permite maior aproximação da marca com o público e gera confiança, fidelidade e relacionamento mais profundo.

Com ela, o usuário pode tirar todas as suas dúvidas e ser auxiliado até na decisão da compra, recebendo todo suporte necessário.

Se existe algo que ninguém gosta, são as filas para pagamento. Pensando nisso, a Magazine Luiza implantou recursos digitais nas lojas físicas.

Todo o processo de vendas foi automatizado por meio de smartphones: os vendedores tiram pedidos e realizam pagamentos sem que o cliente tenha a necessidade de se dirigir até o caixa.

A empresa ainda trabalhou na inclusão digital, com o Lu Conecta. Com ele, é possível obter suporte de configuração de aparelhos e instalação de aplicativos.

Em 2016, a plataforma online da Magazine Luiza ganhou um espaço para incluir parceiros e seus produtos.

Empreendedores puderam então, colocar seus produtos em um canal com credibilidade, aumentando também a gama de produtos da varejista.

A empresa disponibiliza ainda, uma plataforma de treinamentos para quem deseja trabalhar com e-commerce no marketplace da Magalu.

Outra possibilidade que apresenta é o Magazine Você, que nada mais é do que uma forma de gerar oportunidades para os usuários.

Nesse programa, o usuário pode montar sua loja virtual com os produtos e o nome da Magazine, e ainda retirar comissões sobre as vendas.

Estratégias de sucesso

A Magazine Luiza prova perfeitamente que a transformação digital, alinhada a boas estratégias, pode levar uma empresa ao sucesso absoluto.

Devemos nos atentar ao fato de que a empresa continuou prezando pelo calor humano e apenas explorou os benefícios que a tecnologia pode trazer para a vida das pessoas.

Suas estratégias se voltaram a proporcionar uma melhor experiência tanto para os seus colaboradores como para os seus clientes.

Além de tudo, trabalha perfeitamente a multicanalidade, estando presente em mídias sociais, e-commerce, lojas físicas, televendas, aplicativos e outras plataformas.

Disponibilizando ainda, recursos que auxiliam e instruem os funcionários e clientes a integrar a tecnologia às suas vidas.

Se a sua empresa ainda não passou por essa transformação ou já está no processo, sem dúvidas, este é um exemplo a ser seguido!

Blogando

Conectando Possibilidades - Cursos, Palestras e Eventos de Comunicação e Mídias Sociais

Gabrieli Aquino

Written by

Publicitária, fascinada por novos desafios, ideias criativas e por conteúdos com propósito.

Blogando

Blogando

Conectando Possibilidades - Cursos, Palestras e Eventos de Comunicação e Mídias Sociais