Para o coração que se cansou do marketing

Gabrieli Aquino
Blogando
Published in
4 min readMay 14, 2018

Se você é um profissional de marketing e está pensando em desistir ou até mesmo já desistiu, esse texto é para você!

Quem nunca se pegou pensando: “porque eu cursei essa faculdade?”, “porque escolhi essa profissão?”, “o que eu estou fazendo da minha vida?”, “não sei o que fazer”, ou então, “vou desistir de tudo!”?

A questão é que somos humanos e ao contrário das máquinas, nós ficamos exaustos. E está tudo bem em nos sentirmos perdidos e desanimados às vezes.

As outras pessoas, por muitas vezes, não nos entendem, mas, fique tranquilo! O que precisamos fazer é respirar fundo e começar a olhar para o que existe além do marketing.

Reconhecimento: o que é isso mesmo?

Já ouviu falar na pirâmide de Maslow? Ela classifica em 5 níveis as condições que um ser humano necessita para atingir sua satisfação pessoal e profissional.

Pirâmide de Maslow

No topo da pirâmide encontramos as necessidades de autoestima e as de autorrealização, que estão muito relacionadas ao fato do indivíduo buscar ser admirado e respeitado por si e pelos outros e também à satisfação de suas próprias ações e conquistas.

Quando essas necessidades não são satisfeitas, elas revelam-se em reações negativas nos nossos comportamentos exemplificadas em medos, insegurança, frustações e desânimo. E com isso, já dá para entender o porquê muitas vezes nos sentimos assim, não é mesmo?

Quando falamos em marketing, a falta de reconhecimento pode vir de várias formas e uma delas é através dos clientes. E logo podemos destacar algumas frases como: “eu tenho que pagar por isso?”, “meu sobrinho pode fazer isso”, “isso eu consigo fazer”, e tantas outras.

Ela também pode vir dos superiores, quando ideias não são reconhecidas ou são “cortadas”, quando há mais críticas do que elogios ou até mesmo quando não há um salário adequado mediante a todo o trabalho e esforço realizado.

A falta de reconhecimento pode vir até mesmo dos familiares e amigos por não entenderem o quão exaustivo e, por muitas vezes, frustrante, que é desenvolver um trabalho que exige criatividade e inovação constante.

Mas, respire fundo! Sempre terá alguém vendo o valor do seu trabalho e mesmo que muitos não vejam, lembre-se sempre que todos os seus esforços te levam a um crescimento constante, te transformam em sua melhor versão, dia após dia!

Desacelere

Não se torne uma máquina de produção! Seja com seus clientes, em uma agência ou em sua própria empresa, não se deixe sobrecarregar.

Estabeleça prazos mais longos, diminua a quantidade de serviço ou compartilhe as tarefas com outras pessoas.

Não ultrapasse os seus limites mentais e físicos. Quando ficamos esgotados o nosso trabalho não flui, a qualidade diminui e ficamos cada vez mais frustrados.

O que muitos não sabem é que passamos noites e muitos finais de semana trabalhando, mas, mesmo que seja necessário, não deixe que isso se torne rotina, afinal, você não é uma máquina!

Lembre-se que você possui uma vida, família e amigos. Então, desacelere e curta com mais intensidade aquilo que te faz vivo. Isso te fará completo e feliz, pronto para desenvolver com intensidade todas as suas tarefas.

Respire fundo! Por trás de um grande profissional de marketing existe um ser humano que sabe o momento de desacelerar e viver com intensidade a sua vida.

Além do marketing

Apesar de todo cansaço, desânimo e muitas dúvidas, por favor, não desista do marketing!

Existe algo além dele! Quando você cuida de uma marca, não cuida apenas dela, mas de um sonho, de algo que faz outras pessoas se sentirem vivas!

Se você estiver sem forças para continuar onde está, procure aplicar todos os seus conhecimentos naquilo que você mais gosta, isso vale para aquele projeto pessoal guardado a tempo e também para causas sociais.

Existe algo que carrego sempre comigo: “a vida só faz sentido quando damos sentido a outras vidas”. E isso faz todo sentido para nós profissionais do marketing.

A partir do momento que enxergamos que o nosso serviço pode transformar vidas de alguma forma, o marketing passa a transformar os nossos dias e as nossas vidas.

Não despreze essa profissão. Ela exige estudo e aprendizagem constante, mas cá entre nós, quão maravilhoso é crescer todos os dias!

Respire fundo, foque naquilo que te motiva e comece a olhar para o que existe além do marketing.

Faça o seu melhor, dê sentindo a sonhos e vidas. Aí é só esperar. Tudo passará a fazer sentido na sua vida. Esse momento vai passar. Respire fundo e, por favor, não desista do marketing!

--

--

Gabrieli Aquino
Blogando

Publicitária, fascinada por novos desafios, ideias criativas e por conteúdos com propósito.