Quem vê like não vê desempenho!

Felipe Gabriel
Blogando
Published in
3 min readMar 1, 2018

Precisamos falar sobre métricas! Com elas conseguimos entender quais tipos de conteúdos agradam mais seu público e mantê-lo engajado a você.

Números, contas, fórmulas…palavras que nunca pensei que usaria como publicitário (aah, inocente!) Mas tudo isso mudou quando conheci o marketing digital e um belo dia fui apresentado ao Excel e ouvi um “ Vai! Faz a média de posts diários, divide por assuntos mais engajados, divida pelo alcance e gere porcentagens!”

Confesso que no começo não entendi nada de como aqueles números ajudariam a entender qual o melhor conteúdo a ser postado e quais assuntos o público gostava mais, afinal era só ver qual post tinha tido um número bom de curtidas e ok vamos fazer mais conteúdos parecidos. (ERRADO!)

A efetividade de um post vai muito além de um simples olhar os likes, compartilhamentos e comentários, temos horários, dias, alcances, visualizações, formatos e muitas outras análises que podem ser feitas e que não terão caracteres suficientes para eu explicar todas aqui mas separei uma formula simples, objetiva e direta que pode ajudar muito: A taxa de envolvimento!

Vamos a um exemplo simples do facebook:

Temos a esquerda um post com uma temática mais saudável com dicas de alimentação e na direita vemos totalmente o oposto, uma matéria com receitas de bolos recheados de chocolate. Observando apenas o engajamento de ambos notamos que o post saudável soma 405 de engajamento ( 383 reações + 3 comentários + 19 compartilhamentos ) e o do bolo de chocolate soma apenas 89 de engajamento ( 80 reações + 3 comentários + 6 compartilhamentos) assim prevemos que o público se interessa mais por assuntos mais saudáveis e que devo produzir mais conteúdos parecidos e parar de publicar sobre bolos e doces pois o engajamento foi baixo, certo? ERRADO! Isso porque não olhamos o alcance de cada publicação.

Vamos fazer a taxa de envolvimento para saber qual a porcentagem cada post teve usando a fórmula: ENGAJAMENTO/ALCANCE x 100= %, assim temos:

POST SAUDÁVEL: 405/26.735 x 100= 1,51% (ou seja, apenas 1,51% das pessoas que viram o post reagiram a ela, o restante 98,48% apenas olharam)

POST BOLO: 89/1.129 x 100= 7,88% (ou seja, quase 8% do público que viram a publicação reagiram a ela e a taxa de rejeição foi menor, apenas 92,12% só olharam)

Portanto o post com um assunto nada diet teve maior aderência com o público, surgindo então vários insights e temas correlacionados para próximas produções de conteúdo.

Lembrando que este é um exemplo simples e que devemos levar em consideração fatores como horário e analisar uma quantidade maior de posts para poder chegar a uma conclusão mais precisa.

Por fim, podemos ver o exemplo de como uma simples métrica e análise pode ajudar na produção de novos conteúdo, afinal quem vê like não vê desempenho!

--

--

Felipe Gabriel
Blogando

Publicitário, Marketing Digital. Colaborador do @blogando💡