Saiba porque você não foi ao funeral do Snapchat

Editor Blogando
Aug 22, 2017 · 2 min read

Quantas vezes você já ouviu por aí que o Snapchat morreu? E quantas vezes você escutou que o assassino da rede social do fantasminha é o Instagram? Esse assunto tem rendido longas discussões em grupos de comunicação digital e até mesmo em agências e empresas, afinal, até pouco tempo atrás o Snap era o queridinho de todas as estratégias inovadoras.

Números
Antes de falarmos mais sobre a rede, vamos conversar um pouco sobre os números que o Snapchat apresentou no segundo trimestre deste ano. Vamos lá:

- Aumento anual de 21% de usuários ativos diariamente;

- Aumento anual de 152% de receita;

- Aumento de 110% ao ano referente à receita por usuário.

Pra ajudar a entender melhor a situação do fantasminha neste momento, apresento este gráfico que mostra os usuários ativos diariamente no Snapchat:

A volta dos que não foram
Já deu pra entender o motivo de não ter ido ao funeral do Snacphat, né? A resposta é simples: Snap não morreu. Inclusive, está mais vivo do que nunca! Os números citados mostram como a rede tem se consolidado e também que seu crescimento expressivo é sinônimo de sucesso e fidelidade por parte de seus usuários.

Snapchat x Instagram Stories
Não dá pra negar que o Instagram Stories prejudicou — e muito, o crescimento do Snapchat. Pra ter uma ideia, hoje o Insta Stories (ou Snapgram, como muita gente chamava no início) conta com mais de 250 milhões de histórias criadas diariamente, lança novidades constantemente como filtros e as transmissões ao vivo disponíveis por 24 horas anunciadas há pouco tempo. Mas o Snapchat não fica atrás, viu? Além do Mapa de Snaps e da possibilidade de publicar um Snap apenas para determinada região, a empresa garante que muita coisa ainda está por vir, nos resta aguardar, não é mesmo?

Formato
Outro ponto bastante abordado, principalmente depois do Snapchat recusar a oferta de 3 bilhões de dólares feita por nada mais nada menos que Mark Zuckerberg, é que o Facebook e seus produtos como Instagram e Whastapp copiaram o Snapchat, mas deixo aqui uma reflexão que ouvi do consultor de negócios Estevão Soares e que me inspirou a fazer este post: será que o Facebook está copiando o Snpachat ou o Snapchat criou um novo formato? Sendo um novo formato, pode ser considerado cópia o que as empresas de Mark fizeram?
Como profissionais de mídia, sabemos que os números falam muito. Os números estão dizendo que o Snapchat não morreu e você o que tem a dizer sobre o assunto? Vamos debater aqui nos comentários.

Blogando

Conectando Possibilidades - Cursos, Palestras e Eventos de Comunicação e Mídias Sociais

)

Cursos, Palestras e Eventos de Comunicação e Mídias Sociais.

Conectando Possibilidades - Cursos, Palestras e Eventos de Comunicação e Mídias Sociais

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade