Tenha um bom relacionamento com seu cliente na área de Marketing Digital

Editor ComSchool
Blogando
Published in
3 min readJun 6, 2018

Depois de muito esforço, sua equipe comercial conseguiu prospectar novos clientes. O passo seguinte é marcar uma reunião para fechar um contrato de prestação de serviços ou a venda de produtos. Mas, algumas vezes, quem toma a decisão no potencial cliente não se sente muito animado com a proposta apresentada e alega não ter budget suficiente.

O que devemos ter em mente é que podemos encontrar o cliente no momento em que ele realmente não está pronto para fechar esse negócio. No Marketing Digital, o estágio de compra é o que determinará a forma como sua empresa se relacionará com o consumidor.

Uma abordagem para cada etapa

Muitas coisas podem acontecer para “atrapalhar” suas vendas, como falta de orçamento ou apenas não ter conhecimento sobre a necessidade de obter um serviço ou produto. Além disso, a empresa pode ter comprado ou investido em algo recentemente.

Quando o momento certo chegar é importante que o cliente em potencial lembre de seus produtos ou serviços e entre em contato. Manter um relacionamento constante e saudável garantirá que novos negócios surjam em períodos mais propícios.

O custo de aquisição de novos clientes é maior do que continuar o relacionamento com quem já conhece a organização. Os prospects também são personagens importantes para ter um contato contínuo, pois educá-los sobre suas necessidades com o uso do Marketing de Conteúdo será muito importante para que permaneçam interessados no que sua empresa tem a oferecer.

Marketing Digital no relacionamento com os clientes

Na internet a abordagem deve ser focada em se tornar relevante para as pessoas, já que é fácil deixar de lado qualquer coisa que achamos dispensável. Basta apagar um e-mail ou fechar a aba do navegador. Para reverter esse problema, temos a “nutrição de prospects e leads”, que conta com as seguintes formas:

Email Marketing — seu custo é baixo e seu envio é rápido e simples, bastando ter uma ferramenta de envio de e-mails e alguém para montar a peça com texto e imagem apropriados. Contudo, é importante saber a hora certa de enviar o e-mail e com o conteúdo que ele realmente precisa. A abordagem aqui deve ser a personalização para que o destinatário sinta-se lendo algo feito especialmente para ele.

Redes Sociais — sua empresa precisa ter um perfil em alguma rede social, como Facebook, LinkedIn e Twitter, para ter contato direto com o público-alvo, mas com uma linguagem adequada a cada plataforma. Assim, é possível abrir a conversa e interagir com mais facilidade.

Blog — conteúdo em um blog pode ser melhor trabalho com base no estágio de compra dos clientes (e potenciais clientes). Além disso, não é apenas uma ferramenta de atração, pois ajuda a criar uma relação mais aprofundada com a empresa e serve para nutrir as redes sociais e o e-mail marketing, pois os artigos publicados nesta plataforma podem fazer parte de newsletters.

Relacionamento em duas vias — ouvir o cliente é ainda mais importante do que ter canais de contato, como redes sociais e blog, e enviar e-mail marketing. Se a empresa ignorar as pessoas ela fará um monólogo e continuará estagnada em seus erros, sem a oportunidade de evoluir com o aprendizado proporcionado pelo contato com os consumidores de seus produtos ou serviços.

Para que o relacionamento com o cliente evolua, acompanhe e analise os dados das redes sociais, na ferramenta de envio de e-mail marketing e outras plataformas que ajudem sua empresa a trabalhar com Marketing Digital.

Se você deseja saber mais sobre esta área, faça o curso de Marketing Digital de Alta Performance.

Além desse, a ComSchool tem outros 170 cursos que podem ajudar você a turbinar a carreira e fazer um networking de alto nível. Todos os cursos dão direito aos Selos Profissionais Certificados.

--

--