Uma parte das lições aprendidas no Pinterest Marketing Experts

Talvez, você já utilize o Pinterest em suas buscas por referências e inspirações, mas nunca tenha parado para pensar como ela pode ser uma importante estratégia para criar relevância de marca e fonte de tráfego para blogs e e-commerce.
Conhecendo esse cenário, a equipe do Pinterest Brasil reuniu alguns profissionais para a primeira edição do #PinterestExperts, um dia para compartilhar dados exclusivos e hábitos dos usuários na plataforma. A ideia é que esse time também esteja preparado para replicar as novidades da plataforma no Brasil.
Hoje, o Pinterest é principal plataforma para a descoberta de novos produtos e inspirações para milhões de usuários no mundo. Não é uma plataforma de nicho para designers e criativos. Sua mãe pode descobrir dicas de artesanato por lá enquanto você encontra inspirações de estilos. Você aprende a cozinhar por lá, enquanto seus irmãos podem coletar referências de tatuagem e seu pai busca por dicas de como criar móveis.
DADOS
200 milhões de usuários em todo mundo;
100 bilhões de Pins salvos;
2 bilhões de buscas/mês.
No 🇧🇷
40 milhões de usuários;
31 milhões de usuários ativos/mês;
40% dos novos usuários são homens;
70% dos usuários salva e clica nos pins (não apenas visualizam);
45% do público é composto por mulheres entre 20–45 anos;
80% do acesso é mobile.
Longe da megalomania dos números de seguidores, o Pinterest é uma mídia social que mais auxilia seu consumidor na busca por inspirações e na tomada de decisão. É o momento onde a preferências por marcas ainda não falam tão alto e você pode ser facilmente encontrado. Encontrar seu cliente nesse momento pode ser fundamental para a escolha de compra.


É uma rede com zero investimento em mídia até o momento. O algoritmo identifica padrões de busca de cada usuário para apresentar resultados personalizados que se desdobram em novas referências (e não termina nunca!).
Como produtores de conteúdo, existem diversas para qualquer usuário possa chegar ao seu conteúdo:
Busca no feed;
Destaques da plataforma;
Através das pastas e perfis seguidos;
Pelos pins relacionados;
Via Pincode (o QR Code do Pinterest).
Com essa variedade grande de caminhos, é natural que a métrica do Pinterest não seja apenas o número de seguidores, mas sim a sua média de visualizações mensais. Eu, por exemplo, tenho pouco mais de 130 seguidores e no último mês meus pins impactaram 31 mil pessoas. Imagina se fosse no Facebook?
Para ter acesso a dados mais específicos sobre o impacto do seu conteúdo na plataforma e algumas funcionalidades novas, basta transformar qualquer perfil pessoal em um página business. Acesse o site do Pinterest Business (business.pinterest.com) e clique no botão “Faça a conversão agora”.
Outra grande vantagem da plataforma é o conteúdo evergreen, ou seja, não faz a menor diferença se o seu conteúdo foi postado há 2 dias ou 2 meses. Os resultados da plataforma não priorizam conteúdos novos. Gere conteúdos atemporais e disponibilize imagens com links na plataforma.
Ouvimos alguns cases que estão obtendo grandes resultados de aumento de tráfego orgânico em seus sites utilizando o Pinterest como parte da sua estratégia em Marketing Digital.
É muito conteúdo para um post só. Se você curtiu, fique atento por aqui porque ainda vou falar sobre os cases nacionais e internacionais que conheci e ainda duas novidades: Pincodes e Shop The Look.
Obrigado, Pinterest Brasil!





