10 dicas para ter sucesso ao empreender

Cluster21
cluster21
Published in
3 min readSep 8, 2018

Alguns empreendedores tiram lições valiosas de seus erros, mas nem sempre existe tempo hábil e dinheiro para poder errar. Ainda que a melhor forma de aprender seja errando, quem não quer se arriscar, pode procurar dicas valiosas de quem já obteve sucesso com seus negócios. Por isso, fizemos um levantamento das melhores dicas para você ser bem-sucedido ao lançar uma empresa.

1- Saiba se reconhecer: Para começar a empreender, é preciso primeiro conhecer a si mesmo e verificar se você possui conhecimento na nova área em que pretende atuar. Além disso, é fundamental criar um plano de negócios e verificar qual vai ser a sua atuação na empresa e de quanto tempo vai precisar para atingir seus objetivos.

2 - Reconheça suas fraquezas e qualidades: Essa definição contribui para ajudar você a manter o foco em uma área, conseguindo criar estratégias de sucesso para o seu negócio.

3 - Tenha uma proposta de negócio simples: Você precisa conseguir fazer um pitch do seu negócio. Um pitch nada mais que é uma apresentação direta e curta com o objetivo de vender a ideia da sua startup para um investidor, conquistando assim mais clientes. Apresente seus diferenciais do mercado que sejam fáceis de serem compreendidos, ressaltando os aspectos mais importantes da sua empresa

4 - Tenha um bom plano de negócios: Elabore um plano de negócio robusto que contenha informações de receita, despesas, quantidade de funcionários, estratégia de vendas e previsão para alcançar o ponto de equilíbrio financeiro, ou seja, a igualdade entre receitas totais e despesas em um mesmo período.

5 - Pense grande, mas comece pequeno: Tenha em mente onde se quer chegar, mas lembre-se que uma nova empresa gera custos e investir em um escritório charmoso ou um site extremamente bem desenvolvidos, logo de cara podem se tornar altos investimentos. Comece pequeno, ainda que suas ambições sejam grandes.

6 - Pesquise o mercado: Para empreender é preciso conhecer sua própria empresa, seus concorrentes e o seu público-alvo. Além disso, é fundamental definir suas personas e perfis de clientes, conhecendo ainda mais o consumidor do seu produto ou serviço.

7 - Construa um protótipo: Tenha em mente que seu produto ou serviço sempre será passível de ajustes e, quanto antes você perceber as falhas, melhor. Teste sua ideia, criando protótipos e até mesmo um modelo de MVP, mínimo produto viável.

8 - Torne-se um bom administrador: Para ser um bom administrador é preciso estudar os conceitos do comércio de finanças, gestão de pessoas e marketing. Ter conhecimento nestas áreas aumentam as chances de sucesso de uma empresa.

9 - Se prepare para o fluxo de caixa: A maior causa de mortalidade de startups é a falta de dinheiro para girar o fluxo de caixa. Geralmente, a demora entre a aceitação do produto, o início das vendas e a sustentabilidade do fluxo de caixa é de seis meses. Portanto, esteja preparado para esse período. A fim de contribuir com o processo de captação de recursos para startups, estamos lançando a Cluster21, um plataforma de equity crowdfunding, que permite que você compre ações de startups e auxilie no crescimento dessas empresas.

10 - O cliente sempre tem razão: Entenda a importância dos seus consumidores. Eles são a fonte de inovação da sua empresa. Esteja atento aos problemas do dia a dia e tenha a sensibilidade para se colocar no lugar do seu cliente, encontrando soluções e agregando valor ao que ele deseja.

Montar um negócio não é nada fácil e o empreendedor deve estar ciente de tamanho desafio. É preciso ter em mente que por trás de inúmeras histórias de sucesso existem também fracassos anteriores e o empreendedor tem que ficar atento a isso. Nossas dicas não são mágicas, mas sabemos que com os pés no chão e muito dedicação é possível ter sucesso. Por isso, o passo mais importante é não desistir dos seus sonhos e do seu empreendimento.

--

--