Inovação é a salvação

Cluster21
cluster21
Published in
4 min readAug 16, 2018

Os brasileiros são reconhecidos mundialmente pela alta versatilidade, imaginação e criatividade. Mas, por que não conseguimos nos destacar sendo uma potência na área do empreendedorismo e da inovação?

Os motivos podem ser muitos. Especialistas atribuem aos impostos exorbitantes, às crises do mercado interno, bem como à falta de mão de obra qualificada. Isso explica, em partes, o porquê do Brasil estar apenas na 32º posição no ranking de inovação, conforme pesquisa realizada pela Consumer Technology Association (CTA), que contou com a participação de 38 países. Em contrapartida a esse dado, somos a nona economia do mundo, e São Paulo era apenas o 12º centro de startups, conforme o Business Insider, em 2016.

Antes disso, em 2013, o Governo brasileiro criou alguns programas para tentar acelerar empresas. O projeto “Startup Brasil” tinha como objetivo contribuir com o cenário da inovação, fomentando o empreendedorismo para que o país se tornasse mais competitivo no mercado global. Mas, essa iniciativa não foi suficiente, uma vez que os impostos e outros obstáculos burocráticos são os maiores desafios de uma startup, no Brasil.

Outro cenário assustador em relação aos impostos, é que o Brasil tem a maior carga tributária entre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e 275 mil normas sobre o pagamento de impostos. Para estar em dia com essas questões legais, as empresas precisam contratar contadores, o que gera um outro custo operacional. Além disso, os primeiros “ganhos” das startups, normalmente, são direcionados para o pagamento desses impostos, embora ainda tenham que lidar com outras despesas e se sustentar.

Estima-se que existam cerca de 62 mil empreendedores e 6 mil startups, no Brasil. O número é mais que o dobro do registrado há seis anos. Ele pode ser ainda maior, se levarmos em conta que muitas empresas ainda em fase inicial não tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

O que contribui para o crescimento de uma empresa em fase inicial são os investimentos que ela recebe. Em 2017, o valor cresceu 207% e atingiu a marca de R$ 2,86 milhões investidos em startups brasileiras. Apesar de estar crescendo, essa cultura ainda é recente no Brasil, acarretando em prejuízos aos investidores e empreendedores, que perdem grandes oportunidades de lucrar por falta de informação.

Estamos aqui para mudar esta realidade, tornando acessível a todos o conhecimento e as facilidades de se tornar um investidor em startups.

Enquanto não mudarmos o pensamento, temos consciência de que a situação continuará a mesma. Muitos investidores têm pouca experiência no setor de tecnologia e acabam desconhecendo as vantagens de investir nesse nicho de mercado. No Brasil, as chances de surgirem empresas como o Facebook, Google e WhatsApp vão por água abaixo, pela fixação do lucro no curto prazo e desleixo com a inovação. O Facebook, por exemplo, lançado em 2004, só gerou lucro em 2009. Portanto, precisamos ter consciência de que investir em startup é uma estratégia que gera retorno a longo prazo.

Inspire-se para mudar o futuro

Nos últimos anos, com a crise política e econômica que vem assolando o país, a população brasileira perdeu o poder aquisitivo e passou a comprar menos, colaborando para a diminuição da produção e estagnando a economia. Diante desse cenário sem muitas perspectivas, as pessoas deixam seu dinheiro parado em uma poupança, sem saber que ele pode render muito mais.

Foi pensando nessas pessoas que se sentem insatisfeitas com a atual realidade financeira e buscam oportunidades de obterem altos rendimentos, que lançamos a Cluster21: uma plataforma de equity crowdfunding que tem o objetivo de gerar transformações na vida dos investidores e na história da startup. Em nosso “Cluster”, queremos aproximar pessoas que estão dispostas a investir com quem busca empreender.

Mas, antes de investir em empresas, precisamos ter em mente que a educação financeira é o principal pré-requisito para que um investimento gere retorno. Você precisa ter em mente quais são os seus objetivos a curto e longo prazos e investir para que seu dinheiro trabalhe para você.

Por isso, temos essa preocupação em gerar conhecimento com esse foco, para que todos tenham ciência das vantagens de investir em startups. Nosso objetivo é modificar o cenário do empreendedorismo brasileiro, tornando o país um polo de referência em inovação. Queremos ser os propulsores do desenvolvimento econômico e social no mundo, possibilitando o acesso de todos aos conhecimentos e as vantagens de ser um investidor.

Se você acha que não pode investir porque não é um milionário, está muito enganado. Além de desmistificar termos difíceis do mundo dos investimentos, também queremos acabar com a ideia de que para investir é preciso ter uma boa quantia e já te mostramos como fazer isso. Por isso, nossa plataforma permite o investimento de quantias a partir de R$ 300. Essa medida foi adotada para incentivar e inspirar pessoas como você a mudar de vida. Para começar a investir é muito simples. Basta realizar o cadastro no nosso site; escolher em qual startup investir; preencher o formulário com assinatura digital cadastrada na hora e realizar o depósito. De forma rápida e sem complicações, você fica apto para alavancar empresas e impulsionar seus sonhos!

Se você é um empreendedor, inove colocando sua startup para captar com quem é diferente até mesmo na forma de se comunicar com você, utilizando um sistema amigável, com uma linguagem simples, para tornar a sua experiência e do seu investidor ainda melhor. Faça o pré-cadastro da sua empresa em nossa plataforma para que possamos conhecê-la melhor. Vamos analisá-la e entrar em contato.Se você tem alguma dúvida, fale conosco pelo e-mail: contato@cluster21.com.br .

Faça parte dessa transformação que está revolucionando o mundo dos negócios e se inspire para mudar o futuro!

--

--