Tome conta das suas finanças agora mesmo!

Cluster21
cluster21
Published in
3 min readJul 31, 2018

Todo fim de mês é aquele mesmo dilema: ou você paga suas contas ou você se alimenta; ou paga a conta de luz ou a de água; ou extrapola o limite do cartão de crédito ou pede um empréstimo. Se identificou com esse tipo de situação? Você e mais 61,7 milhões de brasileiros estão com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas. Os dados alarmantes são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Essa situação tem reflexo no descuido com as finanças, o que leva a uma situação de descontrole e inadimplência. Para modificar esse cenário assustador, selecionamos as melhores dicas para que você comece a poupar dinheiro agora mesmo. O primeiro passo é ter um panorama geral da sua renda para organizar seus gastos e assumir o controle das finanças!

1. Tenha controle dos seus gastos:
Registre todas as transações que você faz, guardando todas aquelas notinhas do cartão. Com esse pequeno procedimento, fica mais simples passar esses dados para uma planilha de gastos. Esse levantamento também pode ser feito por meio de um aplicativo no celular para anotar gastos ou feito manualmente com a anotação por meio de uma planilha.

2. Crie metas para seus gastos:
Divida as suas despesas em categorias: 50% da renda deve ser direcionada para gastos essenciais em: moradia, alimentação, transporte, educação, saúde etc.; 35% vai para gastos relacionados a hobbies e eventuais emergências; os outros 15% podem ser investidos de duas formas: ou para pagar suas dívidas (caso elas existam), ou para investir no seu futuro. Por exemplo, se você ganha R$ 2.000, podes investir R$ 300. Essa pequena quantia será a responsável por provocar uma grande mudança na sua vida. A plataforma Cluster21, permite que você se torne sócio de uma empresa, investindo essa quantia mínima e colhendo resultados ilimitados.

3. Organize o vencimento das suas contas fixas:
É importante programar o vencimento das suas contas fixas para logo após o dia que você recebe o seu salário. Outra medida simples que pode ser adotada é a quitação de todas as suas dívidas no mesmo período. Dessa forma, você deixa disponível na conta apenas o necessário para passar o mês.

4. Defina objetivos concretos:
É importante que você estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo. Quando as metas têm uma data em específico, fica mais fácil cumpri-las no prazo. Além disso, você consegue ter noção da situação em que suas finanças se encontram e, ter ciência de onde está, de onde quer ir e quais as alternativas para chegar lá.

A adoção de pequenas medidas, como as apresentadas anteriormente, servem para você ter um melhor controle das finanças, o que possibilita que você pague suas contas, economize dinheiro e ainda invista no seu futuro. Nós sabemos que não é fácil mudar os hábitos e diminuir gastos. Nosso modelo de investimento é diferente do que você conhece. Prepare-se para realizar pequenas mudanças que resultarão em grandes transformações.

--

--