Atlética ComArtes no Festival do Conhecimento UFRJ- 1° dia

Rebecca Henze
blogdobruce
Published in
3 min readJul 16, 2021

As Atléticas e seus atravessamentos: Como elas nos ajudam na vida pessoal e profissional

Quem faz parte da Atlética sabe que o que acontece nos bastidores é muito mais do que parece ser. Independente se você joga, torce, coordena ou só comemora, fazer parte de algo tão grande é como estar em família. E agora, graças ao espaço proporcionado pelo Festival do Conhecimento da UFRJ, pudemos dar um gostinho do que é se sentir em casa quando pisa na faculdade para todos que foram prestigiar. Em companhia com a Atlética de Ciências Sociais e a Minerva eSports UFRJ, nossa primeira aparição no Festival não poderia ter sido melhor!

O papo, que aconteceu no dia 15 de julho, às 17h, pelo Youtube oficial da ExtensãoUFRJ, foi mediado por Milena Coutinho, atual vice presidente da Atlética, e contou com a participação de Ana Ajala, nossa ex-atleta e ex-gestora, nos representando em grande estilo. Nivea Baltar e Fernanda Miranda foram as escolhidas para levar o nome da AECS e Maria Clara Torres marcou presença pela Minerva eSports. Esse time de peso não poderia ter sido melhor escolhido; a conversa foi inspiradora e percorreu a trajetória de cada uma em suas respectivas atléticas. Elas contaram como isso tudo as ajudou na vida acadêmica, social e até mesmo profissional.

Print reprodução: Festival do Conhecimento UFRJ

O espírito de equipe entre todos os membros foi o pontapé inicial da conversa. Todas concordaram que sentiram dentro das atléticas o acolhimento que sentem em família, a preocupação em se ajudar é a base de qualquer movimento. A partir daí, ouvimos os relatos pessoais das três de como a experiência e as habilidades adquiridas na atlética mudaram o curso das suas carreiras, abrindo portas e escavando paixões que elas nem imaginavam.

No caso de Ajala por exemplo, a estudante de arquitetura trabalha hoje em dia com eventos e já estagiou na área de marketing; ela garantiu que nada disso seria possível sem a sua experiência em ambas as áreas pela Atlética ComArtes UFRJ. A partir deste ponto, as meninas debateram sobre situações complicadas que tiveram que enfrentar em grandes eventos, ouviram relatos de mulheres que passaram por grandes cargos e se divertiram muito relembrando os bons momentos.

O papo, comandado por mulheres, foi leve, dinâmico, e durou duas horas (apesar de terem passado muito rápido!). No fim, todos nos comentários agradeceram a participação das convidadas e se animaram em se juntar às atléticas. A oportunidade de marcar presença em um evento oficial tão grande da UFRJ com certeza é só mais um passo em direção à maior aceitação das atléticas no meio acadêmico.

--

--