Calouros “fominhas”: quem são os novatos que entram para os times da ComArtes UFRJ antes mesmo do início das aulas?

Interesse dos calouros nos esportes da Atlética se prova a cada novo semestre; alunos se juntam às equipes sem sequer terem pisado em seus campi

Felipe Angelicci
blogdobruce
5 min readAug 6, 2018

--

João Victor Almeida, calouro da ECO, em aquecimento antes de sua primeira partida pela Comunicação e Artes UFRJ. (Foto: Acervo Pessoal)

Hoje voltam — ou começam, para os calouros — as aulas na nossa tão amada UFRJ. Junto com a rotina acadêmica, voltam os treinos da Atlética de Comunicação e Artes. Pelo menos, é dessa forma que pensa a maior parte dos ingressantes no ensino superior, mas, na verdade, eles estão enganados.

A maior parte dos times retorna às atividades semanas antes do fim das férias, a fim de se prepararem para a continuação de competições que ocorrem ao longo do ano (como LUCA e TUC, por exemplo) ou para os próprios jogos do segundo semestre — neste ano, a Supercopa, que será em Vassouras entre os dias 15 e 18 de novembro.

É pequeno, porém, o número de calouros que sabem disso — e, mesmo que saibam, poucos vão de fato treinar, muitas vezes por vergonha ou insegurança de como será a recepção dos veteranos e possíveis companheiros de time, uma vez que todos são desconhecidos até o momento.

No entanto, alguns (geralmente os mais “fominhas”) conseguem vencer este medo e se unem ao grupo antes mesmo de começar o período letivo na Federal. Como é o caso de João Victor Almeida, do primeiro período da ECO. O aspirante a jornalista e entusiasta de futsal já participou de três treinos da modalidade e já se sente completamente ambientado.

“Na minha cabeça, [entrar para o time] era uma excelente oportunidade de fazer algo que gosto e, ao mesmo tempo, conhecer melhor a galera da faculdade. De fato, foi o que aconteceu. Jamais pensei que pudesse ser tão bem acolhido e recebido por todos”, afirmou João Victor.

O estudante do ciclo básico de comunicação social também nos contou que ele foi buscar informações sobre a Atlética assim que seu ingresso na UFRJ se concretizou e descobriu a existência do time de futsal. Ele procurou saber mais sobre a modalidade no dia de sua matrícula, no Fundão, onde os Tubarões fizeram uma recepção para os calouros, tendo em vista apresentá-los à instituição e aos esportes participantes. João disse que, se não fosse essa ação, ele ainda não estaria treinando com o grupo: “Sem o contato do Angelicci e do Gaspar (coordenadores do futsal masculino e futebol de campo), que me passaram lá no dia, esperaria o início das aulas pra me informar do time”. Com os números dos coordenadores na agenda, Almeida já estava pronto para entrar para o elenco.

O calouro, entretanto, não só entrou para o elenco, como já faz parte atuante, tendo estreado pelo time em partida válida pela LUCA, no domingo (5), contra Medicina Unifeso. João Victor compartilhou a emoção de ser relacionado para um jogo de campeonato de maneira tão prematura: “Foi muito especial pra mim. Fazer minha estreia com menos de um mês dentro da equipe mostra meu comprometimento e também a confiança que passei pra todos no time”.

João em ação pela ComArtes UFRJ. (Foto: Acervo Pessoal)

Começar a treinar antes das aulas se iniciarem não é de hoje. Gaspar Bruno, hoje no sexto período, foi um dos casos de calouros que tiveram o primeiro contato na UFRJ dentro de quadras.

“Me lembro bem da ocasião, cheguei meio tímido e havia uma roda de resenha de algumas pessoas do lado da quadra do Rocha. Rapidamente entrosei na roda de conversa e saí daquele treino com a certeza que continuaria a fazer parte daquele grupo. Hoje, quase três anos depois, sou além de atleta, coordenador das duas modalidades. É, parece que minha previsão estava certa”, contou Gaspar, em tom de saudosismo.

Contudo, ele não pôde contar com o mesmo auxílio que João Victor teve, pois, na época, não havia esse contato mais próximo entre calouros e Atlética no dia das matrículas, e muito menos o Diatlética — evento de apresentação da associação que tomou o Fundão nos cursos da EBA e da FAU, na quinta, e ocorre amanhã, no Campus da Praia Vermelha, para os alunos da ECO, a partir das 15:00. Esse quadro, porém, vem melhorando ao longo dos anos.

“Na época eu fui meio que uma exceção. Não tinha Diatlética nem nada. Mas a tendência é que cada vez mais tenhamos calouros entrando para a atlética dessa forma precoce, devido a maior divulgação e preparo da própria instituição”, analisou Gaspar, com otimismo.

Dois anos e meio após sua entrada no time, Gaspar continua atuando em quadra até hoje. (Foto: Thiago Mendes/JC2 Esportes)

Esse crescente engajamento dos ingressantes com a Atlética vai além da participação em times e competições. Para muitos, essa instituição torna-se o âmbito preferido da faculdade, virando grande parte de suas vidas. É exatamente desta forma que se sente o veterano coordenador do futebol.

“O meu envolvimento com a Atlética foi de extrema importância na minha entrada para a faculdade. Em um período cheio de dúvidas e desconfianças, eu já tinha uma base e pessoas com experiência com as quais eu podia recorrer caso precisasse de qualquer ajuda. Isso com certeza fez toda a diferença. Hoje em dia não imagino a ‘vida na faculdade’ sem os esportes, sem os times, sem essa minha paixão por essa Atlética”, disse.

Se você, calouro que está lendo essa matéria, ainda está em dúvida quanto a entrar nos times, talvez a palavra do João Victor Almeida mude sua opinião:

“Aos recém-chegados, assim como eu, que tem o desejo de praticar alguma modalidade esportiva e se ambientar mais facilmente na faculdade, garanto que serão muito bem recebidos e bem vindos”, afirmou João, se mostrando feliz por ser o mais novo membro do time de futsal.

Portanto não perca essa oportunidade de fazer parte de um ambiente inclusivo, amigável e super divertido que são os times da Atlética de Comunicação e Artes da UFRJ. E, para que não tenha desculpa de ninguém, botaremos abaixo os números para contato dos coordenadores. Entre para essa família gigante para, além de se divertir, ganhar o JUCS, a Supercopa e o que mais vier pela frente!

Contato dos coordenadores da ComArtes UFRJ:

Futsal feminino:
Marina Cardoso— (21) 96595–9564

Futsal masculino/Futebol:

Gaspar Bruno— (21) 98873–9840
Felipe Angelicci— (21) 99945–5555

Handebol feminino:
Isabella Reis— (21) 97574–4376
Juliana Berti — (21) 98727–7337

Handebol masculino:
Marcus Padilha (Kinhu) — (21) 97132–3381

Vôlei feminino:
Carol Vereza — (21) 98219–2261
Thais Fernandes — (21) 99304–4574

Vôlei masculino:
Thiago Patrick — (21) 96618–2601

Basquete feminino:
Alana Lapa — (21) 97256–2200

Basquete masculino:
Robson Hansen— (21) 98740–3718

--

--

Felipe Angelicci
blogdobruce

Estudante de Jornalismo na UFRJ. Escrevendo sobre qualquer assunto que mova meu coração.