#CalourosDoJUCS: conheça os ‘Tubarões de primeira viagem’ do handebol da ComArtes UFRJ

Às vésperas de sentir na pele a emoção de um primeiro JUCS, Guilherme Gonçalves e Juliana Martinez compartilham um misto de emoções

Gaspar Bruno
blogdobruce
4 min readJun 15, 2019

--

Alegria. Ansiedade. Frio na barriga. Empolgação. Esses são apenas alguns dos sentimentos que se misturam no coração de qualquer Tubarão que se preze às vésperas de um JUCS (Jogos Universitários de Comunicação e Artes). Agora imagina o tamanho da emoção para quem vai pela primeira vez para o tão aguardado torneio, e ainda por cima representando a Federal dentro das quadras. É exatamente essa a situação de Juliana Martinez e Guilherme Gonçalves, atletas de ‘primeira viagem’ do handebol da ComArtes UFRJ.

Juliana com as cores russo-negras para a campanha do JUCS 2019 (Foto/Tubarões UFRJ)

Juliana Martinez entrou para um time acostumado a vencer. Mas isso não intimidou a estudante do terceiro período de Comunicação Social, muito pelo contrário. Apaixonada por esportes desde a infância, a central já entrou na equipe de forma efetiva e ajudou a elevar ainda mais o nível de competitividade de nossas guerreiras do handebol feminino.

“Mesmo antes de entrar para a faculdade, eu já sabia que queria fazer parte da Atlética porque sempre fui apaixonada por esportes, desde pequena. Falo que desde que comecei a andar já estava correndo atrás de bola. Sempre amei esporte, só tive contato com handebol depois. Mas desde sempre jogando futebol, basquete, vôlei, qualquer coisa relacionada a esporte eu estava dentro, e na faculdade não seria diferente”, relembrou, em conversa com o Blog do Bruce.

Apelidada carinhosamente pela equipe de ‘2000’, devido à sua pouca idade, Juliana garantiu que a ansiedade, a pouco menos de uma semana, está a mil. Apesar de já integrar a equipe há quase uma temporada inteira e ter participado de competições sediadas no Rio de Janeiro, a central sente que quando o assunto é JUCS, o ‘buraco é mais embaixo’.

“Eu estou muito ansiosa e também muito nervosa para entrar em quadra. Porque eu acho que nunca participei de um campeonato tão grandioso quanto o JUCS. Só de pensar em botas os pés em quadra com aquela torcida já dá aquele frio na barriga. Desde o começo escutava sobre JUCS, é algo que todo mundo fala, estou muito animada. Muito mais agora, estando no time, fico mais ansiosa ainda”, opinou a atleta da Federal, antes de resumir sua relação com sua principal paixão.

“Ter o esporte na minha vida, fazer parte da Atlética me deixa mais feliz”, diz Juliana.

Guilherme (agachado à direita) com as cores do Tubarão (Foto: Reprodução/TUC)

Se para Juliana a entrada no time foi uma reafirmação do seu amor pelo esporte, para Guilherme Gonçalves foi a descoberta de um ‘novo lar’. Natural de Cabo Frio, o aluno do primeiro período de Comunicação Social revelou que a adaptação à nova cidade tem sido difícil. No entanto, o jovem estudante enxergou na equipe de handebol masculino a base que ele tanto precisava para passar por esse processo de mudanças em sua vida.

“A entrada do time foi muito boa porque eu sou de fora do Rio e não conheço muita gente aqui no Rio de Janeiro, na verdade quase ninguém. Tracei uma amizade muito boa com o nosso time e isso está me ajudando muito. Porque para mim que sou de fora, são pessoas novas que eu posso contar. É muito importante toda essa questão da integração, da união do time. Está sendo muito importante para mim”, ressaltou o atleta, que atua normalmente na posição de pivô.

Em conversa com o Blog do Bruce, Guilherme revelou que já tinha o desejo de se tornar membro da Atlética antes mesmo de ter passado no vestibular. Uma vez aprovado, o primeiro contato com os Tubarões da UFRJ apenas reforçou a vontade do calouro. Agora, às vésperas do JUCS, o atleta de handebol pretende aproveitar a viagem para Vassouras para integrar e conhecer gente nova.

“Meu primeiro contato foi antes de eu entrar na faculdade, antes mesmo de eu passar na faculdade no início desse ano eu já acompanhava a página da Atlética no Instagram e no Facebook. Sempre tive muito interesse em participar, tanto para me manter ativo — sempre joguei handebol no tempo de escola -, quanto pela interatividade. Desde a primeira apresentação o pessoal foi muito receptivo, muito integrativo. Depois que (a Atlética) foi apresentada para a gente na primeira semana tive ainda mais interesse, em todos os aspectos, não só o esportivo. Mas a questão da animação, de torcida, que é uma coisa que eu gosto muito”, destacou Guilherme.

Tanto Guilherme quanto Juliana fazem - além da diferença dentro das quadras — parte de nós, como Atlética. Está chegando a hora, Tubarões. Precisamos de cada parte de nossa história espalhada em cada um de vocês para montarmos um todo em Vassouras e mostrarmos que somos gigantes! Vamos juntos nessa?

Ô VAMO VAMO!

--

--