ComArtes UFRJ conquista terceiro lugar geral do JUCS 2019; confira resultados dos Tubarões no torneio

Veja o desempenho de todas as equipes da Federal durante a competição mais importante da temporada universitária

Gaspar Bruno
blogdobruce
4 min readAug 21, 2019

--

JUCS 2019 (Reprodução/Instagram TubarõesUFRJ)

Os Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCS) já passaram, mas nós sabemos que ninguém superou essa edição de 2019, que entrou para a história e ficou marcada no coração laranja e preto de cada membro da delegação. Portanto, para te ajudar a matar as saudades da maior competição do ano, o Blog do Bruce relembra o desempenho das equipes da Maior do Brasil que, com muita garra e empenho, garantiram o terceiro lugar geral do torneio.

Como não poderia deixar de ser, começaremos com as principais conquistas dos Tubarões. No tênis de mesa feminino, nossas guerreiras demonstraram porque são donas de uma das maiores soberanias do JUCS e se sagraram tetracampeãs seguidas do torneio. A equipe que alcançou tal feito contou com o talento de Beatriz Mesquita, Flavia Guedes e Victoria Madeira.

Entre os homens, Rodrigo Gonçalves e Gustavo Lacombe deram tudo de si e conseguiram chegar até a fase semifinal, quando sucumbiram diante da ESPM. O desempenho de alto nível rendeu aos nossos atletas o quarto lugar geral do tênis de mesa masculino.

Outra craque que repetiu a fatura do ano anterior e conquistou o ouro novamente para a Federal foi Duda Marques, no jiu-jitsu feminino. Campeã de 2018, a atleta confirmou o favoritismo em 2019 e se tornou bicampeã na categoria até 64 kg. Além dela, Manuella Schorchit também nos representou nos tatames e ajudou para a conquista do segundo lugar geral no jiu-jitsu feminino.

Já no masculino, mais duas medalhas para nossos lutadores. Pedro Pessoa (até 76 kg) e Daniel Disitzer Serebrenick (até 94 kg) se destacaram e conquistaram a medalha de bronze em suas respectivas categorias. Além deles, Pedro Souto também entrou em ação na divisão absoluto (sem limite de peso). O desempenho de nossos guerreiros rendeu a 5ª colocação geral no jiu-jitsu masculino.

Também fizemos bonito nas modalidades coletivas. Campeões em 2018, o futebol de campo e o vôlei feminino viajaram para Vassouras em 2019 a fim de defender suas soberanias no torneio. Com muita garra e esforço, as duas equipes conseguiram chegar, novamente, até a tão sonhada final. No entanto, contra os mesmos adversários do ano anterior (PUC-Rio, nas duas modalidades), nossos times esbarraram em lesões de peças importantes e ficaram com uma honrosa medalha de prata.

O handebol e o futsal feminino também se sagraram vice-campeãs do JUCS 2019. Com uma estreia de tirar o fôlego contra a PUC, nossas guerreiras do handebol avançaram na disputa dos sete metros e ganharam confiança para chegar em mais uma final — novamente contra a ESPM, mesma rival da final de 2018. Diante de um adversário conhecido, nossas atletas lutaram até o fim, mas não conseguiram conter o ímpeto da equipe da Gávea.

Já o futsal feminino fez história ao chegar na final do JUCS pela primeira vez. Em uma campanha irretocável, nossas salonistas demonstraram raça e entrosamento e chegaram até o ponto mais alto do torneio. No jogo decisivo, nossas guerreiras encararam o talentoso time da PUC, e acabaram com o segundo lugar e a merecida medalha de prata!

Além das modalidades já estabelecidas na competição, neste ano, o JUCS 2019 contou com duas inéditas: natação e cheerleading. Ambas competições foram realizadas ainda no Rio de Janeiro, semanas antes das delegações viajarem para Vassouras.

Dentro das piscinas, nossos nadadores mostraram que o Bruce realmente se sente à vontade na água e conquistaram o segundo lugar geral da modalidade. Já no cheerleading, nossas atletas demonstraram uma grande evolução em pouco tempo e disputaram de igual para igual com as principais equipes do torneio. Com acrobacias e muita sincronicidade, as ‘Sirens’ conquistaram um honroso sexto lugar em sua primeira competição oficial.

Confira abaixo os demais resultados dos Tubarões no JUCS 2019:

Basquete Feminino ficou com a oitava colocação

Basquete Masculino ficou na terceira colocação

Cabo de Guerra Feminino ficou com a quinta colocação

Cabo de Guerra Masculino ficou com a sétima colocação

Futsal Masculino ficou com a sétima colocação

Handebol Masculino ficou com a sexta colocação

Vôlei Masculino ficou com a sexta colocação

Classificação Geral JUCS 2019

1º ESPM — 177 pontos

2º PUC-RJ — 172 pontos

3º UFRJ — 117 pontos

4º UVA — 88 pontos

5º UFF — 86 pontos

6º IBMR — 53 pontos

7º UERJ — 49 pontos

8º RURAL — 33 pontos

*UNICARIOCA (*Atlética desclassificada)

--

--