Nota de repúdio ao corte de orçamento das Universidades e Institutos Federais

Atlética ComArtes UFRJ
blogdobruce
Published in
2 min readMay 4, 2019

A Atlética de Comunicação e Artes da UFRJ vem, em nota, manifestar repúdio em relação ao corte de verbas de universidades federais brasileiras anunciado essa semana pelo Ministro da Educação (MEC).

Com a justificava de que universidades estariam fazendo “balbúrdia” em vez de cumprir suas funções, o governo vem, novamente, procurar maneiras de censurar a discussão política nas universidades, a formação do pensamento crítico e o avanço do país. Nenhum critério técnico foi apresentado para os cortes.

Repudiamos decisões governamentais que nos silenciam e disseminam ignorância. O corte nos asfixia, ameaçando o funcionamento mínimo dos campi e a continuidade de todas as universidades, além dos institutos federais e do Colégio Pedro II, referência nacional em ensino básico.

Mostrando total falta de compromisso com a educação, observamos o retrocesso em relação aos maiores polos de produção de conhecimento do país. E nos manteremos contra quaisquer bloqueios que ferem nossos direitos como cidadãos.

Em 2018, na época da eleição, já tínhamos nos posicionado de maneira contrária à candidatura de Jair Bolsonaro, justamente porque ele prometia ser uma ameaça às Universidades públicas e às minorias que historicamente têm seus direitos negados — estas às quais muitos de nossos membros pertencem.

Nós, da Atlética de Comunicação e Artes da UFRJ, continuaremos juntos, resistindo contra as tentativas de minar a democracia e o pensamento crítico que estão acontecendo e — principalmente — lutando pela liberdade e autonomia das instituições federais. Não é por nós, é pelo Brasil. Resistiremos!

--

--

Atlética ComArtes UFRJ
blogdobruce

Perfil oficial da Atlética de Comunicação e Artes da UFRJ no Medium.