Receita fácil de batata gratinada.

Veja como fazer uma batata gratinada muito fácil, gostosa, e muito bonita.

por: Franklin Couto

Olá, meus amigos! Como vocês estão? Espero que todos estejam bem porque hoje nós vamos falar de um assunto muito bacana. Vamos falar um pouco sobre culinária? Então vamos lá!

Eu sou desses que gosta de se aventurar na cozinha. Vira e mexe eu me pego procurando alguma receita nova no YouTube e fazendo o teste só para ver se realmente é tudo aquilo que estão falando.

Na realidade isso é mentira 😊, eu tenho um encosto de um espírito gordo que me obriga a comer várias gostosuras fora da dieta só pra eu ficar com dor na consciência depois.

Mas vamos ao que interessa! Você vai precisar de quatro batatas inglesas, as maiores que você conseguir e leve-as para cozinhar com casca. Depois de 15 minutos, confira se estão ao dente, e se estiverem, tirem da água e reserve-as.

Enquanto elas esfriam, prepare o molho bechamel da seguinte forma: em uma panela anti-aderente, dissolva duas conheces de manteiga em fogo baixo. Assim que totalmente derretida, misture duas colheres iguais de farinha de trigo. Misture vigorosamente até formar uma massa com a cor mais clara e com o cheiro de massa cozida. Essa mistura se chama roux e é a base para o verdadeiro molho branco, vulgo, molho bechamel.

Assim que essa massa estiver pronta, misture meia xícara de leite desnatado e com o auxílio de um fuê, mexa vigorosamente a mistura para não empelotar. Percebendo que a mistura ficou totalmente homogênea, acrescente mais 400 ml de leite desnatado e mexa até atingir o ponto do molho, que nesse caso pode ser mais firme.

Quando atingir o ponto de seu agrado, misture sal, noz moscada e pimenta preta à gosto.

Corte as batatas com a espessura de um dedo e em um refratário vá acrescentando camadas intercaladas de batata, molho bechamel e queijo mussarela ralado. Mais batatas fatiadas, mais molho bechamel e presunto ralado fartamente. Depois mais batatas fatiadas, mais molho e mais queijo. Repita isso até completar o refratário e lembre-se de terminar com molho e um mix de queijo mussarela e parmesão ralados grosseiramente.

Pré-aqueça o forno na temperatura máxima e antes de levar o preparo ao seu interior, regule a temperatura para 180 graus.

Asse por vinte minutos ou até a superfície ficar inteiramente gratinada. Faça uma salada de sua preferência e sirva junto com pedaços da batata ainda quente.

Para dúvidas, críticas ou sugestões, favor enviar um e-mail para: contato@blogdofranklin.com.br

TWITTER FACEBOOK INSTAGRAM SNAPCHAT TELEGRAM GOOGLE+ VSCO

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.