5 Verdades Inconvenientes sobre: Astrologia

Plastico
BlogdoPlastico
Published in
5 min readOct 1, 2018

A astrologia está por ai a muitos séculos e já está tão enraizada em algumas culturas, como a nossa, que tem muita gente por aí que diz que “não acredita, mas, vai que…”

Esse texto foi escrito para quem acredita nesta…nesta…nisso aí…na esperança de tirar alguém dessa vida de mentiras e sofrimento XD

As Constelações e a Apofenia

O Primeiro grande problema com a Astrologia são justamente as Constelações.

As constelações só existe na nossa cabeça por pura “convenção social”. O ser humano tem uma aversão natural a desordem e tenta de todas as formas por ordem onde, na verdade, não existe.

Por isso as constelações nada mais são do que um agrupamento de estrelas que, a partir do ponto do vista aqui da Terra calharam de se parecer com algo que existe aqui. Bum, achamos uma ordem e ficamos satisfeitos com isso. Convenhamos que algumas requerem um esforço absurdo de imaginação, mas enfim.

O nome do efeito de enxergar conexões e sentido onde não existe é Apofenia.

Por causa da Apofenia nós enxergamos o rosto de Jesus em Marte, Nossa Senhora numa espiga de milho e um Centauro segurando um Arco e Flecha em um grupo de Estrelas.

Por mais que as estrelas estejam juntas a partir do nosso ponto de vista, na verdade elas estão muito longe umas das outras, o que faz com que o próprio conceito de constelações seja algo sem sentido, quanto mais atribuir qualquer tipo de poder a elas.

Ofiúco?!?!?

Muitas pessoas não sabem, ou talvez nunca tiveram curiosidade de saber de onde vieram os Signos do Zodíaco.

Zodíaco são as constelações que estão posicionadas no caminho que o Sol percorre no céu ao longo de um ano, e esse nome vem de “Zoo”, por causa dos nomes de animais dados às constelações.

Sim, em algum momento da História da Humanidade, pensou-se que Virgem era uma espécie de Animal, assim como a Balança. Pensa em um Zoológico esquisito!

Pois bem, a questão é que durante um ano, o Sol não percorre 12 constelações, e sim 13. São elas:

Peixes, Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio e Aquário.

Imagina a conversa dos primeiros Astrólogos:

-Toda a personalidade de uma pessoa está associada ao signo do mês que ela nasceu!

-Mas não faz sentido, temos 12 meses e 13 signos…

-Verdade…O que a gente faz agora?

-A gente pode tirar um e resolver o problema, ninguém vai perceber…

-Ótima ideia! Qual vamos tirar?

-Que tal Ofiúco? A sonoridade do nome é horrível, não vai ficar legal nas revistas de horóscopo do futuro.

-Fechou!

Caso você esteja se perguntando…sim, é possível que você tenha passado a vida inteira achando que era de Sagitário, mas na verdade você é de Ofiúco. Desculpe acabar assim com seus sonhos.

Pequeno ajuste na mira

Na verdade talvez isto nem faça tanta diferença assim, uma vez que as autoridades no assunto nunca se importaram em fazer as devidas correções na posição das constelações que ocorrem desde sempre.

Explico.

Como tudo no Universo está em constante movimento, a posição das constelações no céu hoje não é a mesma posição da época em que a Astrologia foi criada, um exemplo: No momento em que estou escrevendo este texto (27/09/2018), teoricamente o Sol deveria estar em Libra, mas…olhando em qualquer App de celular que mostre a posição das estrelas, é possível ver que o Sol agora está na constelação de Virgem!

1º decanato de Libra ( nascidos entre 23/09 e 02/10) na verdade é Virgem

Ninguém nunca corrigiu, e aparentemente ninguém liga, afinal a coisa toda aqui é baseada em muita fé.

O problema da energia à distância

Para a galera da Astrologia, o Sol é um grande potencializador de “energias” que são enviadas pelas constelações. As constelações emanam essa energia (que por mais que os cientistas tenham pesquisado, nunca conseguiram descobrir que energia é esta) e quando ela atinge o Sol, ele as concentra e envia para a Terra, te acertando bem em cheio no momento do seu nascimento.

Na cabeça dos Astrologos a parada deve ser mais ou menos assim:

E são estas energias que vão fazer com que sua personalidade seja moldada.

Sim, um grupinho particular de Estrela a centenas, ou até mesmo milhares de Anos-Luz de distância da Terra conseguem influenciar quem você é, mesmo sem saber que você existe.

Nenhuma das energias conhecidas se comporta deste jeito, e como as outras estrelas estão muito longe e a emanação de qualquer coisa que venha delas é muito difusa, não faz o menor sentido essa afirmação.

É tudo culpa do Viés

O Viés de Confirmação é responsável por explicar toda a questão da Astrologia.

As pessoas tendem a perceber apenas os casos de sucesso e desconsiderar os insucessos.

Ao fazer isso, quem acredita em astrologia, reforça a sua crença que os Librianos são conquistadores quando encontram um cara “xavequeiro” que nasceu em outubro e desconsidera todos os outros Librianos tímidos que encontrar ao longo da vida.

Ai para confirmar esta hipótese, virão pessoas dizer que a Lua e os Planetas também podem influenciar.

Ai eu pergunto, porque apenas nossa Lua influencia a pessoa e, por exemplo, todas as Luas de Jupiter, Saturno, Urano e Netuno não exercem influência alguma?

Caso você, querido leitor, tenha chegado até esse ponto do texto e está cheio de dúvidas em relação a crença na Astrologia, ai vai mais uma questão pertinente: Em que momento foi definido que esta Astrologia está correta e não a Chinesa?

Até a próxima!

--

--