Plastico
Plastico
Jul 4, 2018 · 5 min read

Deixe-me começar esse texto já rebatendo as falácias mais comuns quando se trata do assunto:

Sim, a Homeopatia tem o endosso Governamental e é oferecida no SUS. O problema é que, o fato de algo ter o apoio do Governo em momento nenhum significa que é algo bom. Em exemplos mais extremos apenas para ilustrar, a Escrevidão e os Campos de Concentração tiveram o “Endosso Governamental” e, acredito que todos concordamos que não foi nem de longe uma boa idéia. (Falácia do Apelo a Autoridade)

Sim, a Homeopatia é defendida por diversos médicos que apresentam suas defesas em palestras por ai, o problema é que nenhum destes médicos apresenta estudos que foram conduzidos sobre o assunto, quando o fazem os estudos são sempre enviezados e manipulados para obter sucesso. Muitas vezes o que é apresentado é uma ocorrência que “eu vi com os meus próprios olhos” que foi bem sucedida. (Falácia da Evidência Anedótica)

Existem algumas coisa que os adeptos deste tipo de tratamento não sabem ou ignoram, a começar pelo…


Nome

Do Grego “hómoios” + “páthos” ou “semelhante” + “doença”.

Não, péra, é isso mesmo? o Nome da parada vem de uma junção de dois termos que querem dizer que estão te oferecendo algo que, tecnicamente vai provocar em você os mesmos sintomas que você está sentindo? Qual a lógica disto?

Bem, para os partidários da Homeopatia, a lógica consiste no princípio de que…


Semelhante cura Semelhante

O que, na prática, quer dizer que algo vai resolver a enfermidade ou desconforto que você tem provocando em você os mesmos sintomas que você já está sentindo, e deixando a cargo do próprio organismo o trabalho de combater o problema.

Este método foi observado e comprovado quando se aplica uma vacina que força o corpo a criar anticorpos para combater vírus e bactérias.

O problema é que os homeopatas acreditam de forma convicta de que é possível aplicar este princípio a qualquer coisa, como Asma e Insônia.

Imagine a segunte situação: Você está com dificuldades para dormir, e vai a um homeopata e ele te receita capsulas de café para dormir. Com a crença no tratamento você toma, pois afinal, “Semelhante cura Semelhante”, mesmo tendo que lutar com todos os conflitos internos de ter ouvido falar durante a vida toda que café te deixa mais desperto.

Claro que esta é uma situação hipotética, feita para ilustrar um dos princípios da homeopatia, afinal os estudiosos no assunto certamente irão afirmar que as substâncias contidas no café aparentemente não se enquadram na tabela de compostos que podem ser usados.

E isto é algo que também deveria ser considerado por quem opta por usar homeopatia que é a sua…


Composição

Pois bem, descarte o café. Talvez esta substância ainda não tenha sido tentada pelos homeopatas, mas não se pode falar o mesmo a respeito do princípio ativo de um medicamento homeopático chamado Oscillococcinum que é indicado para a prevenção da Gripe.

o ingrediente principal desse “medicamento” é algo que está escrito em bom Latim: “Anas Barbariae Hepatis et Cordis Extractum”

A, não sabe o que isso quer dizer não? O tio Plastico te ajuda: “Extrato de Fígado e Coração de pato da Moscóvia”

Exato, um homeopata está sugerindo que você previna uma gripe ingerindo pedaços de coração desse cara aqui:

“Tadinho do Patinho!”

E o que dizer a respeito de medicamentos homeopáticos feitos a base de “Apis Mellifica”? Pega-se a abelha viva e a esmaga até virar uma pasta.

Um adendo: Se eu fosse você ficaria muito mais preocupado com alguém que mata centenas, senão milhares, de abelhas em vez de alguém que faz pesquisa com Beagles #ficadica

No fim das contas não é preciso se preocupar com o conteúdo dos medicamentos homeopáticos por causa de um dos seus outros princípios chamados…


Memória da Água

O princípio da “Memória da Água” diz que, de alguma forma, a água tem a capacidade de “se lembrar” das substâncias que entram em contato com ela e replica todos os compostos destas substâncias. Ou seja, a massa que foi feita com o coração do coitado do pato, quando entra na água, vai espalhar as propriedades de prevenção da gripe para todo aquele volume de água.

O que é feito aqui é uma diluição de 10ml da solução (No caso, o coração do pato) em 900ml de água, ou como eles dizem: “1C”, ou Uma parte de “coração” para 90 partes de água.

Porém o processo não para por ai, esta solução de, agora, 1 Litro de água continua a ser diluída em mais água, em passos repetidos onde normalmente o processo chega em “200C”, no caso específico do Coração do Pato, ou seja, 10ml de coração de pato que foi diluído em um volume de água de 10⁴⁰⁰!!!

Quais as chances de, depois de misturar tanta água neste “preparado”, ainda se encontrar algum resquício do coração do pato na mistura?

Pois é, eu sei o que você está pensando, o coitado do pato morreu por nada.

Convenhamos, se esse negócio de “Memória da Água” fosse verdade, a quantidade de tempo em que a humanidade joga seu “número 2” na água já seria suficiente para que toda a água do mundo estivesse contaminada com cocô.

Ou será que a “Memória da Água” é seletiva e só replica as propriedades de algumas coisas e não de outras?

Esta é uma pergunta dificil de ser respondida, uma vez que os homeopatas não aceitam ter seu trabalho submetido a uma…


Revisão por Pares

Amplamente utilizada nos meios acadêmicos de pesquisa, a revisão por pares consiste em submeter um artigo científico sobre um determinado assunto para que seja replicado e sua validade seja confirmada por outros membros da comunidade.

No caso da homeopatia, todas as vezes que um estudo é conduzido por pesquisadores de fora desta indústria, os resultados são sempre os mesmos. Não é possível observer uma eficácia maior entre o grupo que usou homeopatia e o grupo de controle que usou apenas Placebo.

Conclusão: a Homeopatia funciona? SIM, como um excelente agente do Efeito Placebo, o que condiciona o funcionamento ao paciente acreditar que ele está passando por um tratamento.

“E como você explica o tratamento funcionar em crianças pequenas e em animais, já que eles não entendem nada do que você escreveu aqui?”

Uma das propriedades do Efeito Placebo é a de ser “transferível”. Crianças e animais se sentem bem pelo simples fato de perceber que estão recebendo cuidados, carinho e atenção de outras pessoas.

Ai fica a questão: Quanto você está disposto a pagar por um “medicamento” que diz que vai te curar sendo que é composto basicamente por água e/ou açucar?

Uma última informação: os Florais de Bach também se enquadram nos dois últimos tópicos e (não) funcionam da mesma maneira.

BlogdoPlastico

Scientific guy, IT guy, Evernote Ninja, BuJo Evangelist, Husband, Father, Photographer, Filmmaker, Runner

Plastico

Written by

Plastico

Nullius in Verba

BlogdoPlastico

Scientific guy, IT guy, Evernote Ninja, BuJo Evangelist, Husband, Father, Photographer, Filmmaker, Runner

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade