Crie um App de Sucesso agora! Veja como

Plastico
Plastico
Oct 11, 2018 · 4 min read

Não, não virei programador. Também não vou colocar aqui um tutorial de criação de apps. Em vez disso vou mostrar os passo necessários para tornar qualquer experiência viciante.

E como isso explica a epidemia mundial de Vício em Tecnologia que estamos sofrendo.


Metas

Muito comum em nosso cotidiano atual, seja no trabalho ou em Jogos de Video Game, elas também existem nos dispositivos que usamos no nosso dia-a-dia. Especialmente nos dispositivos vestíveis (Smart Watches, Pulseiras Esportivas). As Metas foram adicionadas a estes dispositivos para que você sempre volte a usa-lo diversas vezes durante o dia para acompanhar o seu progresso.

“As metas tendem a criar dificuldades em dispositivos que deveriam facilitar a nossa vida”, menciona Adam Alter no Livro Irresistível [1] . E ainda comenta que essa escravidão acontece porque “os números pavimentam a estrada da obsessão”.

Quantos passos você deu hoje? Em qual fase do Candy Crush você está?

“Micro desafios” diários que te fazem querer atingi-los e como recompensa ganhar uma satisfação interna.


Feedback

E como identificamos as vitórias?

Através dos Feedbacks.

Os Feedbacks em um App ou dispositivo nada mais são do que algo que traga um "retorno sensorial" ao usuário no momento em que ele atinge uma meta.

Um som, uma música, uma animação eletrizante, corações saltando na tela. Com o tempo a associação entre atingir uma meta e receber o feedback vai estar tão enraizado dentro do seu cérebro que vai causar uma sensação de prazer e satisfação por ter conseguido mais uma vez, quase como se um gatilho fosse acionado… Meta atingida -> Prazer. mas ou menos como Charles Duhigg explica em “O Poder do Hábito” [2].

Quando você chega neste estágio, o processo de vício já está em curso.


Exiba o Progresso

Está com dificuldade de passar essa fase, tudo bem, eis aqui algo que vai lhe ajudar. Quem já jogava Free Cell no Windows 98, sabe do que eu estou falando. Encorajar o usuário a continuar tentando quando eles se vêem em dificuldade é uma forma de fazer com que o engajamento continue e que seu App de Sucesso não seja abandonado.


Subida Moderada

Poucos são os usuários de qualquer App que se interessam em continuar usando eles por muito tempo se o desafio for muito difícil. Claro que sempre existem pontos fora da curva, como no caso do Flappy Bird, mas o próprio jogo se vende como sendo difícil, então o Marketing aqui é outro.

A questão é que, para engajar o usuário a continuar usando um App, o próximo nível não pode estar muito além das capacidades do usuário para ser alcançado. O contrário também é valido, se um jogo for muito fácil, ou você perde o interesse rápido ou você não é o público-alvo dele.

É preciso encontrar um equilíbrio de desafio que seja alcançável o suficiente para que o usuário se sinta capaz de conseguir e ao mesmo tempo não ser fácil o suficiente para que o usuário perca interesse pelo desafio.


“A seguir, Cenas do Próximo Episódio”

O chefão final que aparece para te provocar depois que você conclui uma fase, ou a torre distante onde você precisa chegar e que fica sempre visível no horizonte, se aproximando na conclusão de cada fase.

Desde os primórdios da TV, isto já era usado em séries para fazer com que o expectador saiba o que vem pela frente.

Deixar uma pequena degustação do que esperar no próximo episódio é uma forma bastante eficaz de manter um usuário na sua jornada para concluir a sua Meta Final, e ele vai lutar com todas as suas forças para chegar lá.


Interação Social

E de que adianta obter sucesso sendo que você não pode esfregar isso virtualmente na cara dos seus amigos?

Dividir sua experiência de sucesso com os amigos e ganhar likes, corações e reações é a Cereja do Bolo do sentimento de prazer e realização, é neste momento que o cérebro se enche de Dopamina e faz com que seu engajado usuário compartilhe a experiência dele com seus pares e fazer com que seu App se transforme em um sucesso de vendas.


Se identificou com algum App ou Jogo que você consome e que possui algumas dessas características? Pois é, os desenvolvedores sabem disso e usam destes artifícios para te manter virtualmente acorrentado, cuidado.

Muito do que foi falado aqui foi extraído do livro Irresistível, um dos melhores livros que li este ano e que explica em mais detalhes esta “formula de sucesso” que funciona tão bem a ponto causar transtornos passíveis de tratamento e internação. Tudo isto é abordado em detalhes no livro, que vale muito a leitura.

[1] — Irresistível

[2] — O Poder do Hábito

BlogdoPlastico

Scientific guy, IT guy, Evernote Ninja, BuJo Evangelist, Husband, Father, Photographer, Filmmaker, Runner

Plastico

Written by

Plastico

Nullius in Verba

BlogdoPlastico

Scientific guy, IT guy, Evernote Ninja, BuJo Evangelist, Husband, Father, Photographer, Filmmaker, Runner

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade