Livros — Os meus “5 estrelas” de 2017

Plastico
BlogdoPlastico
Published in
5 min readDec 24, 2017

Nota sobre o título: Estrelas é como os livros são classificado no Skoob

2017 foi um ano bastante atípico, eu acho pouco provável que eu consiga repetir a façanha de ler 26 livros em um ano, mas não é impossível.

Claro que nem todos foram obras fenomenais, mas alguns, na minha opinião, foram. E é sobre eles que eu quero falar.

Sem mais delongas, vamos a eles.

Morte no Buraco Negro — Neil deGrasse Tyson

Você já viu a série “Cosmos” da National Geographic (disponível na Netflix)?

Se não viu, veja. Se viu, este livro foi escrito com a mesma essência da série, a mesma paixão por divulgar a ciência e apresentar fatos incríveis a respeito do universo que nos cerca.

Ótima leitura para amantes do assunto o/.

O Gorila Invisível — Christopher Chabris & Daniel Simons

Você acha que tem total controle sobre o que vê, ouve e se lembra? Indo além, você acha que tem total conciência a respeito de tudo o que vê, ouve e se lembra?

Este livro vai jogar a verdade bem no meio da sua cara e te mostrar que muito do que você interpreta ter acontecido na sua vida não passa de meras ilusões do que você acredita ter acontecido, mas o verdadeiro fato pode ter sido bem diferente.

Os autores usam uma linguagem simples, descontraída e divertida para explicar as ilusões da nossa mente. Mas cuidado, pois a verdade pode doer.

Motivação 3.0 — Daniel H. Pink

Neste livro é explicado de forma bem didática porque o antigo modelo “Chicote e Cenoura” de motivar os funcionários não funciona mais, e mostra o qual é o novo modelo de motivação e dá dicas de como implanta-lo.

Leitura obrigatória para gestores e aspirantes.

A Metamorfose — Franz Kafka

Um rapaz que acorda em belo dia e descobre que virou um inseto gigante, esse é o plot do livro, que é bem curtinho alias, mas recebeu um 5 com louvor por ter me feito pensar muito sobre a história e me fazer chegar a conclusões que o autor não deixa explícitas na trama.

Está de boa em casa? Pegue este livro pra ler, dá pra começar e terminar em um dia.

Clube da Luta — Chuck Palahniuk

A experiência de ter visto o filme antes de ler o livro não prejudicou em nada a leitura. A narrativa é envolvente, você não consegue parar de ler e fica 100% imerso na história.

É tudo o que eu posso falar a respeito, afinal a primeira regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta, a segunda regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta.

A Vida Secreta das Árvores — Peter Wohlleben

Sim, elas tem uma vida, com regras sociais, colaboração e disputas hierárquicas que elas vivem quando ninguém está vendo. Este livro explodiu a minha cabeça e me fez pensar nas árvores de outra forma.

Sapiens — Uma Breve História da Humanidade — Yuval Noah Harari

Melhor livro que eu li em 2017. Mas o que ele tem de diferencial em relação aos outros livros desta lista?

Simples, a quantidade de “Explosões de Cabeça” contidos neste livro. Ele mostra, com base em evidências históricas, o que como a humanidade se tornou o que é hoje. Desde a Revolução Cognitiva, onde nossos ancestrais começaram a pensar, até a era moderna.

Neste livro é possível entender quais foram as motivações que levaram as pessoas a se comportam da forma como se comportam tratando de assuntos como Religião, Dinheiro e outras Convenções Sociais.

Se me pedirem uma indicação de livro hoje, esta é a opção sem sobra de dúvidas.

Menção Honrosa

Rápido e Devagar — Daniel Kahneman

Este livro é claramente um “5 estrelas”, eu só não o avaliei desta forma, pois em algum momentos ele se aprofunda em questões extremamente técnicas das quais eu não estou familiarizado. Se fosse o contrário, seria 5 com louvor, mas quero lembrar que esta é uma avaliação pessoal, eu é que não estava preparado para todo o potencial deste livro.

Eu já li, pelo menos, mais 5 outros livros que citam esta obra como referência nesta área de estudos, então seu mérito é inegável.

Menção “Desonrosa”

O Apanhador no Campo de Centeio — J. D. Salinger

Eu comecei a ler porque muitos consideram este livro um clássico. Até agora eu estou tentando entender o porque dessa consideração. Livro chato, arrastado, sem ritmo, de escrita pobre e sem história. Sem brincadeiras, com dois parágrafos bem escritos é possível resumir este livro INTEIRO.

Total perda de tempo!

E você, o que achou dessa lista? Leu algum livro este ano que se enquadra nesta categoria? Me mande, estou curioso para saber.

--

--