Blooks Livraria
Mar 18 · 5 min read

A Blooks está, ao longo do mês de março, promovendo o Ciclo Outras Histórias do Feminismo — Forças Plurais (Clique para saber mais!), em comemoração do Dia Internacional da Mulher, realizando debates sobre o feminismo.

Na segunda semana do Ciclo trazemos mais 4 dicas da IndieBlooks para você colocar as ideias em dia e participar dessa série de encontros.

Clique nas imagens para acessar a loja!

Revista Empodere Edição 4

Os desafios não param de chegar para a REVISTA EMPODERE. E nós queremos convidar nossxs leitorxs a encarar conosco o desafio de refletir sobre assuntos considerados tabus na sociedade brasileira e que tornam a vida das mulheres mais difícil. Esta edição traz temáticas muito caras para nós. Assuntos que dizem respeito à vida de todas as mulheres, como o trabalho de Julia Lana, que documenta mulheres por meio de moldes dos seus seios, no projeto Retratos Rotos, e assuntos que nos inquietam e preocupam, a exemplo da alienação parental, discutida no artigo de Tanise da Siqueira.

Queremos também dar visibilidade a outras mulheres que trabalham muito para nos trazer discusões fundamentais para se compreender as dificuldades peculiares da condiçõ social da mulher, como viajar sozinha, empreender e ser partícipe de uma cidade que nos oferece condições seguras de ir e vir.

E para quem quer conhecer mais a respeito dos feminismos, Natasha Vasconcelos nos apresenta autoras e obras inspiradoras, que valem a leitura. Yasmim Morais nos apresenta Jade Miguez, com sua história de vida e luta, também inspiradora. Assim como os trabalhos artísticos que nos encantam, com ilustrações e poesias.

Nossas convidadas nos presenteiam com reflexões sérias e necessárias, como o atual cenário da participação política das mulheres, pós eleições 2018, por Soraia Mendes e, a condição de mãe que exclusivamente responsabilizada pelos cuidados com filhos, por Giovana Xavier.

E para completar as emoções, a matéria de destaque traz uma entrevista com ninguém menos que JOICE BERTH, autora do livro “O que é empoderamento?”, ela se mostra forte, objetiva, corajosa e inspiradora!

A todxs, boa leitura!


Revista Brejeiras Edição 3

Com o tema “#ElasSim: Lésbicas na Política”, a terceira edição da Revista Brejeiras conta com entrevistas de mulheres lésbicas de todo Brasil e também do mundo. Entre elas estão: a diretora-executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck, a ativista israelense Sahar Vardi, a historiadora Heliana Hemetério, a poeta e costureira, Lidi de Oliveira, a antropóloga Fátima Lima, além de uma matéria sobre os caminhos grisalhos do prazer, uma receita de baião a duas com Mirna Gomes do MasterChef Profissionais, uma entrevista com a cantora Thaís Feijão e um rolezim nas redes com Jéssica Ipólito. Estas são algumas das mulheres que estão nas páginas da Revista Brejeiras que está com 52 páginas e uma tiragem de 1.000 exemplares. Garanta já a sua e da crush.


Suplemento Pernambuco #156

Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos” A frase acima é de Darcy Ribeiro. E bem poderia servir de epígrafe para Viva o povo brasileiro, obra-prima e espécie de “nave-mãe” de João Ubaldo Ribeiro (1941–2014), que completa 35 anos em 2019. Um romance lançado justamente naquele momento em que o país se afastava de duas décadas de ditadura militar e estava bem confuso quanto ao que era (ou o que poderia ser a curto prazo). A obra do autor baiano é de fundamental importância para entendermos a tamanha bagunça, e todas as contradições, que implica ser brasileiro. Assim, convidamos os escritores Gustavo Pacheco e Rodrigo Lacerda a pensarem a influência do clássico de João Ubaldo. Mas não apenas no processo de composição de suas literaturas. Também na forma como passaram a olhar para si próprios após o contato com o livro. Gustavo e Rodrigo eram adolescentes naquela metade dos anos 1980, quando o Brasil redescobriu a democracia e João Ubaldo escreveu, enfim, “um livro grande”. Completa o especial as belas ilustrações da designer Karina Freitas. Fazer uma edição pensando Viva o povo brasileiro faz parte do nosso esforço como jornalistas, ao longo das incertezas de 2019, de colocar algumas luzes sobre nosso país a cada uma das edições. Desse esforço, faz parte ainda a panorâmica que a historiadora Raquel Barreto escreveu sobre o legado de Lélia González (1935–1994), pesquisadora e militante de atuação fundamental para descortinar nosso racismo. Também faz parte o guia de leitura que Silviano Santiago escreveu sobre Grande sertão; veredas, outra “navemãe” da literatura nacional no século 20. A obra-prima de Guimarães Rosa (1908–1967) acaba de ganhar nova edição pela Companhia das Letras, que conta com ensaios críticos de nomes como Antonio Candido, Augusto de Campos e do próprio Silviano. Ainda nessa edição, textos de Amara Moira e um ensaio sobre Ana Paula Maia. Detalhe: na contracapa da edição o anúncio do primeiro livro do nosso selo literário para 2019, Uma literatura nos trópicos, de Silviano Santiago, em edição ampliada e com textos críticos. Boa leitura e até quando o Carnaval passar!


Revista Puñado 5 — Limbo

Nesta edição, as autoras das obras são Melanie Taylor (Panamá), Rita Indiana (República Dominicana), Claudia Hernández (El Salvador), Rose Mary Salum (México), Liliana Colanzi (Bolívia) e Évelyne Trouillot (Haiti).

Entrevistas por Julia Codo, Juliana Leite, Lina Ibañez, Marcela Katzin e Thais Olmos e Laura Del Rey

Traduções: Raquel Dommarco Pedrão e Laura Del Rey


Blooks

Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade.

    Blooks Livraria

    Written by

    Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade e que encara o livro não como produto comercial mas como fonte de cultura.

    Blooks

    Blooks

    Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade