Dília Gouveia: Diálogos Intempestivos & Literatura como modo de vida. Filosofia e literatura na mesa de debates!

Blooks Livraria
Sep 17 · 3 min read

Vai ter uma super edição dos cursos Diálogos Intempestivos e Literatura como modo de vida, mediados pela filósofa Dília Gouveia, agora em setembro e outubro, numa realização Blooks e apoio da Estação NET Rio. A gente pediu à Dília um panorama da criação e da dinâmica dos cursos e, com a gentiliza e atenção de sempre, ela nos respondeu com o texto que segue abaixo.

Em abril de 2018 a Blooks Livraria em parceria com o Instituto Pró-Saber realizaram o LITERATURA COMO MODO DE VIDA do qual eu fiz a mediação. Foram meses de intenso e profundo mergulho nas obras e nos personagens dos extraordinários escritores da Literatura Universal. De Cervantes a Shakespeare, passando por Goethe, Flaubert, Dostoiévski, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Kafka, Clarice Lispector. Adentramos pelas vozes, pelos pensamentos, por todo um conjunto de ideias e sensibilidades, de reflexões que verdadeiramente trouxeram a Literatura para a vida, uma Literatura que a cada momento nos lia muito mais a nós, nos interpretava, nos provocava e simultaneamente nos mobilizava para permanecermos atentos e preocupados, acolhendo esse mundo que aí está, para de alguma forma o apreendermos melhor e quiçá nos apoderarmos dele para o podermos também transfigurar.

Alguns meses depois dávamos continuidade ao Literatura como modo de vida com uma outra configuração, desta vez, a Blooks Livraria em parceria com a Estação Net de Cinema na Gávea, inaugurava os DIÁLOGOS INTEMPESTIVOS. Consideramos indispensável trazermos junto com a Literatura a Filosofia. E foi esse diálogo entre filósofos e poetas que ampliaram ainda muito mais o nosso estudo e o nosso entendimento sobre aquilo que designamos como a intemporalidade do drama humano.

Autores como Freud, James Joyce, Kierkegaard, Schopenhauer, Sófocles, Heidegger, Eurípedes, Marcel Proust, Platão, Machado de Assis, Thomas Mann, Nietzsche, Camus, entre muitos outros, nos dando e nos devolvendo a nós mesmos. E, finalmente, os Diálogos Intempestivos permaneceram na Estação Net de Cinema, nos últimos meses, mas em Botafogo.

A parceria Blooks Livraria, Estação Net de Cinema e Dília Gouveia está agora concluindo o Ciclo dos Diálogos trazendo FILOSOFIA E LITERATURA COMO MODOS DE VIDA para os próximos 4 encontros que terão lugar nos dias 23 e 30 de setembro e 7 e 14 de outubro na Estação Net de Botafogo. Pretendemos fazer uma espécie de levantamento sobre as grandes questões que foram tema de debate ao longo de 18 meses e compartilhar ideias, reflexões, assombros, encantamentos, perplexidades que autores da Literatura e da Filosofia, personagens das suas obras, e sobretudo o conjunto dos pensamentos e das vozes que foram nos acompanhando nos causaram. Queremos convidar todos os amantes da Filosofia e da Literatura a participar neste que será certamente um encontro incrível.

Face a um mundo cuja realidade permanece devastadoramente árida, pequena, estreita, rasa, que a Literatura possa, como Kafka declarou, quebrar o gelo empedernido em nossos corações e que nós possamos enfrentar e derrubar os muros dos nossos descontentamentos e criarmos as condições para esplendorosos devires.


Blooks

Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade.

    Blooks Livraria

    Written by

    Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade e que encara o livro não como produto comercial mas como fonte de cultura.

    Blooks

    Blooks

    Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade