Dia Nacional do Samba

Texto de Toinho Castro

Blooks Livraria
Dec 2 · 2 min read

Hoje, 2 de dezembro, é o Dia Nacional do Samba, num país que dá samba todo dia. em toda parte. Samba tá entranhado na história, nos becos e avenidas. Desce dos morros e se espalha, sobe por elevadores nos prédios de Copacabana, recheia os bares, botecos. E de repente alguém tá cantarolando Zeca Pagodinho no ônibus ou a voz de Clementina de jesus, essa voz ancestral, profundo, imensa, ecoa ali e acolá saindo de corações que passam pelas ruas, de gente que gosta de Clementina e nem sabe ainda, porque é algo tão interior que se parece a si mesmo. Essa construção sólida, perene, que veio da África e reafirma continuamente a África em nós.

O Samba desfila na Sapucaí e no dentro mais dentro do Brasil. Improvisa-se nas salas e nos salões, nos quintais. Tem tantas variações, tantas variedades e caminhos. Samba, agoniza mas não morre, canta Nelson Sargento. Porque como toda coisa viva, o Samba aprende, se recria; eu ia dizer se adapta, mas também pede que a gente se aconchegue ao novo que ele sempre traz. Passam os anos, as gerações, os modismos, as reportagens da TV e dos jornais, os governos e o Samba resiste, sempre belamente. Sempre irresistível.

O Samba é parte irredutível da nossa vida, da nossa cultura. É patrimônio mas não é um documento, um certificado em letras douradas. É vida narrando a própria vida, em compassos e harmonias que a gente reconhece ao longe. Vibra nos sonhos, no coração e nós pés. Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doentes do pé.

Tia Ciata (Santo Amaro da Purificação, 1854Rio de Janeiro, 1924) foi uma cozinheira e mãe de santo brasileira, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca. Foi iniciada no candomblé em Salvador por Bangboshê Obitikô e era filha de Oxum. (Fonte: Wikipédia)

Blooks

Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade.

    Blooks Livraria

    Written by

    Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade e que encara o livro não como produto comercial mas como fonte de cultura.

    Blooks

    Blooks

    Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade