Janelas Temáticas | Conversas de julho

Tema: Histórias de movimentos e sentimentos!

Blooks Livraria
Blooks
3 min readJul 21, 2021

--

A Blooks e a Editora Caixote convidam você para acompanhar a próxima live Janelas Temáticas | Conversas de julho. Com o tema Histórias de movimentos e sentimentos, teremos um belíssimo bate-papo entre Cristiana Gomes, Odilon Moraes e Yuri de Francco e Renato Moriconi, que conversaram sobre seus respectivos livros O pai da mamãe e O menino que virou chuva. Os dois livros estão na seleção da Revista Cresce dos 30 melhores livros de 2020!

O pai da mamãe e O menino que virou chuva

SOBRE OS LIVROS

O PAI DA MAMÃE

É assim que uma menina começa a conversa com o avô durante um passeio na praia e conta a ele memórias compartilhadas pela mãe: as características físicas e o trabalho do pai, o que o deixava bravo e os aprendizados que teve com ele. O avô, que ouve interessado as histórias, acompanha o dia em que a neta faz uma importante descoberta sobre a ação do tempo nos laços familiares e a beleza disso.

Os autores

CRISTIANA GOMES

Professora de educação infantil, começou a escrever quando percebeu que podia contar a s eus alunos e suas filhas não apenas as histórias dos livros mas também as inventadas. Este é seu segundo livro.

ODILON MORAES

É formado em Arquitetura, mas trabalha como ilustrador e autor de livros infantis desde 1990. Seus livros ilustrados, que ele até já perdeu a conta de quantos são, receberam diversos prêmios, como o Jabuti, Melhor Livro do Ano da FNLIJ e Adolfo Aizen.

O MENINO QUE VIROU CHUVA

Este livro nasceu de uma poesia escrita pelo ator e arte-educador Yuri de Francco, na qual um menino, já desmilinguido de tanto chorar, chove. Como nuvem mesmo. Ou, talvez você concorde comigo, como quase todos nós.

Nas mãos do artista plástico Renato Moriconi, o livro capturou o movimento que essa chuva e esses sentimentos todos sugerem, não só com as palavras e as ilustrações, mas o próprio livro como objeto. “O menino que virou chuva” é um híbrido de livro ilustrado e folioscópio, ou flipbook.

Os autores

YURI DE FRANCCO

nasceu na cidade de São Paulo, a chamada “terra da garoa”. É escritor, ator e arte-educador. Desenvolve pesquisa em diversas linguagens artísticas para o público infantil, tais como teatro, literatura e música. Os dias de chuva são os seus preferidos, ainda mais com filme e cobertor. Um fato curioso é que ele não gosta de bolinho-de-chuva, vai entender! “O menino que virou chuva” é o seu primeiro livro. “De muitos”, como ele gosta de dizer.

RENATO MORICONI

Nasceu em Taboão da Serra, em São Paulo. É artista plástico e autor de livros. Prefere não sair na chuva, pois não gosta de se molhar. Mas, quando nuvens nascem em sua cabeça, recorda-se do que sua mãe lhe dizia em momentos de tormenta: “Isto vai passar”.

Se ligue na gente, que logo divulgaremos os próximos encontros das Janelas Temáticas — Conversas de julho! No YouTube da Blooks!

--

--

Blooks Livraria
Blooks
Editor for

Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade e que encara o livro não como produto comercial mas como fonte de cultura.