Leitura é diversidade!

Blooks Livraria
Blooks
Published in
3 min readJul 15, 2018

Neste momento muitas pessoas, no metrô, em casa, numa varanda, num hotel ou num trem, estão lendo um livro. Resolvemos fazer mais uma enquete no Instagram, perguntando que livro seria esse!

Choveram respostas e foi bom demais ver que tem tanta gente lendo livros tão legais. E o que mais surpreendeu foi o que? Foi a DIVERSIDADE!

Trata-se de uma lista sem uma única repetição sequer! Livros estrangeiros, livros brasileiros. Romances, poesia, contos… de tudo um pouco nessa montanha linda de livros. Tem inclusive o volume da obra completa de Raduam Nassar (Companhia das Letras) comprada onde?! Na Blooks!!

Vamos ver mais um pouquinho do que apareceu na enquete? Começamos destacando Nenhum olhar, romance do escritor e poeta português José Luís Peixoto, que lançou na Blooks seu belo livro de poemas A criança em ruínas, pela Dublinense. No site IndieBlooks você encontra Morreste-me, seu primeiro livro, lançado em 2000.

Outro destaque é o livro Zen para distraídos (Editora Planeta), da Monja Coen, que também foi lançado na Blooks, numa noite maravilhosa, inesquecível para quem participou. Como manter o foco com tantas distrações ao nosso redor, não é mesmo? Como não ser seduzido pelo canto da seria das milhões de coisas a serem feitas em todas as oportunidades e todos os dispositivos e canais possíveis? É no controle dessa contínua distração que Monja Coen trabalha seu livro. Um livro fundamental para os dias de hoje.

Monja Coen lançando seu livro Zen para distraídos na Blooks

Outro destaque?! Bem, sempre um destaque em qualquer lista! Peter Pan e Wendy, O clássico de J. M. Berrie, Peter Pan e Wendy. A história do menino que nunca cresceu, e suas aventuras na Terra do Nunca, é profundamente cativante, carregada de emoções e sentimentos que somente a leitura do livro pode traduzir. Sua edição mais recente é da Editora Zahar, na ótima coleção Clássicos da Zahar.

Apareceu ainda O curso do amor (que título bonito, né?!), uma ficção de Alain de Botton (Uma edição da Intrínseca), o novíssimo e ambicioso romance do americano Paul Auster, 4321 (Companhia das Letras) e o não menos ambicioso romance A Pedra do Reino, do mestre Ariano Suassuna (Reeditado pela Nova Fronteira). Entre as mulheres Margaret Atwood está representada com dois livros, O conto da Aia e a coletânea de contos A tenda (Ambos da Rocco) e nossa querida Jarid Arraes surge com suas Heroínas negras brasileiras (Edição da Pólen, disponível na IndieBlooks). Não falta o clássico de Gabriel Garcia Marques Cem anos de solidão (Record). Talvez sempre tenha alguém lendo Cem anos de solidão! E Fernando Pessoa? Sim, claro que tem Fernando Pessoa, com O livro do desassossego (São tantas edições possíveis de tantas editoras…)! Você que está lendo essa obra incrível de Pessoa, quer uma dica? No dia 8 de novembro teremos na Blooks de Botafogo uma edição do Clube de Leitura Blooks, mediado por Dília Gouveia, sobre o Livro do Desassossego! Anote na agenda!

Gente, vontade não falta mas não dá para comentar todos os livros!Uma enquete assim, simples, feita no Instagram, pode parecer uma bobagem mas desperta toda essa maravilha. Abre espaço para discussões, sugestões, troca de ideais. Esperamos que esse texto possa te contaminar com o vírus da leitura.

--

--

Blooks Livraria
Blooks
Editor for

Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade e que encara o livro não como produto comercial mas como fonte de cultura.