Livreiras, livreiros e livrarias!

A livraria enquanto espaço de trocas

Blooks Livraria
Dec 22, 2018 · 2 min read

Quando você pensa em livraria, pensa exatamente em quê? Num espaço físico com muitos livros disponíveis para compra? Bem, isso não é exatamente uma livraria, mas onde uma livraria acontece. Porque livrarias precisam de espaço, seja numa cidade, seja na web. Mas então o que é mesmo uma livraria? Ora, a livraria são as pessoas e a troca que acontece entre elas nesse tal espaço físico cheio de livros pra vender. As pessoas que trabalham nesse espaço e as pessoas que o frequentam. Pessoas que escrevem ou publicam livros. Pessoas que existem nas páginas dos livros e que tantas vezes são nossa companhia.

Dentre todas essas pessoas queremos hoje destacar uma muito especial, indispensável nesse sistema: a livreira ou livreiro. Talvez você chame de vendedora, vendedor, o que não deixa de ser verdade. Também não é um problema. Mas deixa eu te contar porque chamamos assim. Essas pessoas são o ele entre você e o livro. Não se trata de alguém que verifica o item no computador (Isso até acontece. Afinal, são muitos livros), encontra o livro na estante e realiza a venda. Trata-se de gostar de livros, gostar de ler, saber conversar sobre livros, escritores e gêneros. Não alguém que te conduz a um livro, pela mão, mas que junto com você constrói o caminho até o livro ideal, o livro perfeito para aquele dia. O livro que você não vai esquecer.

Isso diferencia uma livraria de uma loja de departamentos, com tudo tão padronizado e tantas vezes mecânico.

Claro que há pessoas com esse espírito em qualquer comércio mas numa livraria isso é fundamental. É o centro nervoso da livraria. É o que faz você retornar. A gente, na Blooks, valoriza muito isso. A gente acredita nessa turma como geradora de conteúdo, uma turma de curadores, com um trabalho direcionado especialmente a cada um que passa pela porta da loja. Vai te ouvir, conversar contigo, trocar ideais e dicas, porque é assim que funciona. Como eu disse antes, a livraria é a troca entre as pessoas. Essa troca é o que faz você escolher um livro e levar pra casa ou dar de presente. É o que nos guia na seleção dos livros do nosso acervo, da nossa vitrine. E o motor dessa troca são as livreiras e livreiros que trabalham com a gente; e que também são o elo entre você e a livraria. É uma figura importante demais pra todos nós que fazemos uma livraria acontecer.

Por isso nesse finalzinho de ano agradecemos a essas pessoas incríveis que tem tanto carinho pelos livros e compartilham isso com a gente. Que decifram a livraria como um mapa, que dão atenção às buscas e escolhas dos clientes e que colaboram vivamente para a definição do que é uma livraria!

Blooks

Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade.

    Blooks Livraria

    Written by

    Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade e que encara o livro não como produto comercial mas como fonte de cultura.

    Blooks

    Blooks

    Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade.