Livros enquanto arte

Que livros inspiram vidas, disso ninguém duvida. Virar as páginas de um livro, acompanhar sua trama, seus versos, é renovador e frequentemente muda nosso jeito de ver o mundo, de enfrentar a vida. Livros mudam a vida de quem escreve e de quem os lê. Fato. Quando estiver no metrô ou numa praça e e ao seu lado uma pessoa estiver lendo, saiba que a vida dela está mudando, de maneiras que às vezes ela nem desconfia.

Mas além do conteúdo, das histórias, poemas, depoimentos, ilustrações, os livros são objetos incríveis. Únicos, na verdade. Essa singularidade tem inspirado artistas mundo afora, que encontram na forma do livro um meio de expressar sua arte.

Fizemos uma seleção de trabalhos de diversos artistas, todos tem em comum o livro como matéria prima, como centro criativo. São trabalhos de muita beleza, que nos aproximam ainda mais do livro. Geram uma grande empatia. Olhando cada um deles imaginamos histórias narrativas inteiras e descobrimos que os livros contam histórias de muitas maneiras. Que nós podemos usar o livro para contar histórias de formas inesperadas.