Sessão Curta! Blooks no Estação

Um livro, um filme, um bate papo, não necessariamente nessa ordem mas sempre uma vez por mês no Estação NET Rio

Blooks Livraria
Nov 5 · 3 min read

Agora uma vez por mês tem Sessão Curta! Blooks no Estação. Sempre no Estação NET Rio, com exibição de um filme da grade do Canal Curta!, lançando ou relançando um livro, com a presença de um convidado para conversar com o público e sempre com entrada gratuita.

A primeira edição será terça, 12 de novembro e conta com a presença do líder indígena e escritor Ailton Krenak, com exibição do filme Ailton Krenak e sonho da pedra, de Marco Altberg e logo após a sessão, Krenak conversa com público sobre seu mais recente livro Ideias para adiar o fim do mundo. Entrada gratuita com senhas uma hora antes da sessão.

Sessão Curta! Blooks no Estação

TERÇA, 12 de novembro no Estação NET Rio, com:

— 20h: exibição do filme Ailton Krenak e o sonho da pedra, de Marco Altberg
— 21h: conversa com o líder indígena e escritor Ailton Krenak
entrada gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes

O FILME: Aílton Krenak e o sonho da pedra

Duração: 52 min Ano: 2017 País: Brasil UF: RJ

Sinopse: O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo. | Indiana Produções

O LIVRO: IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO

Ailton Krenak nasceu na região do vale do rio Doce, um lugar cuja ecologia se encontra profundamente afetada pela atividade de extração mineira. Neste livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.
Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental de nossa era, o chamado Antropoceno. Daí que a resistência indígena se dê pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais. Somente o reconhecimento da diversidade e a recusa da ideia do humano como superior aos demais seres podem ressignificar nossas existências e refrear nossa marcha insensata em direção ao abismo.

“Nosso tempo é especialista em produzir ausências: do sentido de viver em sociedade, do próprio sentido da experiência da vida. Isso gera uma intolerância muito grande com relação a quem ainda é capaz de experimentar o prazer de estar vivo, de dançar e de cantar. E está cheio de pequenas constelações de gente espalhada pelo mundo que dança, canta e faz chover. […]

Minha provocação sobre adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história.”

Desde seu inesquecível discurso na Assembleia Constituinte, em 1987, quando pintou o rosto com a tinta preta do jenipapo para protestar contra o retrocesso na luta pelos direitos indígenas, Krenak se destaca como um dos mais originais e importantes pensadores brasileiros. Ouvi-lo é mais urgente do que nunca. Ideias para adiar o fim do mundo é uma adaptação de duas conferências e uma entrevista realizadas em Portugal, entre 2017 e 2019.

Selo: Companhia das Letras

E na próxima edição da Sessão Curta! Blooks no Estação: Clara Nunes!

Blooks

Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade.

    Blooks Livraria

    Written by

    Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade e que encara o livro não como produto comercial mas como fonte de cultura.

    Blooks

    Blooks

    Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade