Tempo de ler

Blooks Livraria
Blooks
Published in
3 min readAug 4, 2018

Mundo corrido, vida apressada. Cada vez mais horas consumidas pelo trabalho. Naquele tempinho que resta, um filminho leve, uma caipirinha com os amigos, uma ou duas horas a mais de sono porque ninguém é de ferro. E nisso tudo, nesse corre-corre entre o trabalho e os bares ou a Netflix, onde fica a leitura? Já existe o livro que cabe no bolso, mas e o livro que cabe na vida?

Hoje o grande desafio de quem gosta de ler é arrumar tempo para ler. Mas deixa a gente te dizer uma coisa: hoje, cada vez mais, o tempo é de ler. A leitura é um hábito que se cultiva, uma prática que a gente vai inserindo nas frestas, nos becos, naqueles momentos em que o tempo pode parecer suspenso: a sala de espera do consultório, a área de embarque do aeroporto, aqueles 20 minutos antes de dormir. Como água a leitura vai se infiltrando e é preciso deixar que isso aconteça. Ou nunca teremos tempo para ler.

A leitura, diferente de assistir TV, é um processo ativo. Você tem que ter uma atitude, participar, seguir em frente com o texto e virar as páginas, uma a uma, abrindo um novo mundo a cada passo. Vale por tudo que esse novo mundo tem para te mostrar, para te falar até mesmo do seu próprio mundo, daquilo que você é, da história que cada um de nós carrega. Leitura é revelação. Um livro aberto é uma luz acesa na escuridão que parece cercar tudo.

Você não tem tempo para ler? Pense bem nisso, pense bem e veja se é isso mesmo. Você tá sem grana para um livro novo? Releia aquele livro que você já leu e adorou. É lícito, e mesmo interessante, reler um livro. Sabe aquilo que Heráclito falou sobre o rio, que nunca colocamos o pé no mesmo rio? Pois, nunca lemos o mesmo livro. Somos outro, já é outro o livro.

Quer ver um exercício bom pra isso? Tenha sempre um livro com você. Sempre! Para onde quer que você vá, leve um livro. Ele vai ficar ali na mochila, na bolsa, te chamando. Em algum momento você vai escutar o chamado e vai abri-lo. E isso vai mudar tudo. Não precisa devorar o livro. Se naquele dia agitado você conseguir ler uma página, que legal! Mais páginas ainda virão, assim que você puder. Mas permita que o livro faça parte da sua vida.

Não adiante achar que leitura é importante, até mesmo comprar aquele livro-fetiche numa super-mega-blaster encadernação de luxo! É preciso ler. É preciso lembrar que muita gente que adoraria ler, adoraria saber ler, mas não pode, por conta das muitas conjunturas injustas da vida. Se você sabe ler, se você pode ir numa biblioteca ou adquirir aquele livro que você curte… isso é um grande privilégio. Exerça-o lendo.

O tempo dedicado à leitura torna todo o resto do seu tempo melhor.

Mas assim, sem pressão. A gente sabe da correria, da falta de tempo, dos afazeres acumulados, do mestrado, do doutorado e tudo mais que empurra a gente pra frente. A gente sabe disso tudo. O livro não sabe, ele te espera. Na estante, na mesa da sala, na biblioteca, na livraria… o livro te espera. Mas não deixe ele esperando muito. Faça uma surpresa e abra um livro para ler quando ele menos esperar!

E boa leitura!

Foto: https://pxhere.com/pt/photo/1397773

--

--

Blooks Livraria
Blooks
Editor for

Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade e que encara o livro não como produto comercial mas como fonte de cultura.