Três dicas de livros para os pequenos

Blooks Livraria
Blooks
Published in
3 min readJul 12, 2018

Quem conhece a Blooks sabe que a gente tem um olhar muito cuidados quando se trata de livros infantis e juvenis. Nossa querida Joana Feitosa faz uma curadoria caprichada e muito sensível, sempre atenta às novidades mas sem tirar o olho da longa tradição de qualidade que existe nessa área. Além disse estamos sempre ligados nas temáticas relevantes da atualidade, sempre pensando na formação das gerações que estão chegando.

Com esses pensamentos trazemos aqui para você, que às vezes fica sem saber que livro comprar ou o que seria mais interessante para a criançada, três dicas de livros que são realmente muito legais!

Meu crespo é de rainha, de Bell Hooks e ilustrações de Chris Raschka, é uma delícia de livro sobre essa questão que está muito presente, que é se encaixar em padrões de beleza predeterminados pela sociedade, que foi ditando o que é feio e o que bonito. E onde fica o cabelo crespo nessa história? No livro de Bell Hooks, o lugar do cabelo é na cabeça e do jeito que ele é, com a beleza que é dele, que única e de cada um.

Não, não é preciso se encaixar. Ou melhor, a gente se encaixa melhor naquilo que somos, com nosso cabelo incluído. E se o cabelo é crespo, ele também é lindo, também tem seu lugar na diversidade que são as pessoas. É seu e é de rainha!

Selo Boitatá, da Boitempo Editorial

Nuang, de Janine Rodrigue e ilustrações de Luciana Nabuco, é uma história que ela começou a escrever ainda na infância, o que é muito significativo para um livro infantil! É uma bela história sobre liberdade, sobre a possibilidade de conquistá-la. Tudo envolvido em afetividade memória coletiva, tradição do conhecimento comum a uma família e uma nação.

A história de Nuang, uma menina do povo Uthando, alegre e mergulhada na tradição da sua gente, nos seus costumes e histórias. De repente ela se vê tendo que lutar por aquilo que lhe devia ser natural: a liberdade! O livro, que começou como contação de história e amadureceu para chegar às páginas de uma belíssima edição. Deixo vocês aqui com a palavra da autora, Janine Rodrigues!

Editora Piraporiando

A vida não me assusta, editado originalmente há 25 anos e só agora lançado no Brasil reúne o talento e a força de dois ícones, Maya Angelou e Jean-Michel Basquiat. Maya foi uma ativista e uma voz importantíssima na luta pelos direitos civis nos anos 60. Foi também uma escritora não menos importante; na verdade, uma artista completa, que escreveu romances, poesias, dirigiu filmes, atuou com atriz e no meio disso tudo nos legou, entre tantas coisas, o belo poema que compõe esse livro.

A vida não me assusta, esse nome é lindo, é um poema que evoca medos que a gente carrega para nomeá-los e enfrentá-los. É como um mantra de libertação de tudo que se arma ao nosso redor para nos assustar. Para compor com toda essa beleza entram em cena as pinturas de Basquiat, que foi como um meteoro, um relâmpago que mudou a face da arte contemporânea.

Esses dois, juntos, nessas páginas, é de encher o coração.

Darkside Books

--

--

Blooks Livraria
Blooks
Editor for

Contemporânea e inovadora, a Blooks é uma livraria que aposta na diversidade e que encara o livro não como produto comercial mas como fonte de cultura.