Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash

A forma que se vê os fatos altera o produto

Caio Blumer
Blumerangue
Published in
2 min readNov 7, 2017

--

Eu e as ciências exatas nunca fomos lá super amigos, logo, tenho uma oportunidade de a contrariar e eu vou.

Claro, estamos falando literariamente, mas é a minha área, afinal. Confrontar uma área que não a sua usando seu expertise… nada melhor.

O senso matemático diz que a ordem dos fatores não altera o produto.

Ah, altera sim.

Tudo depende da forma com a qual se vê.

A ordem e a forma de interpretação dos fatos da vida alteram consideravelmente o produto: a sua ação sobre esses fatos.

Em um papo com um querido Coachee (como chamamos os nossos clientes dos processo de Coaching) essa frase do Einstein surgiu me relembrando sobre sua representatividade dentro do contexto da forma que vemos o mundo:

Einstein, um físico que também foi um pensador. Ninguém melhor para exemplificar esse texto de contradições literárias e matemáticas.

E de fato, escolhemos não nos importar e achar que tudo apenas coincide ou podemos acreditar que, cada pequeno fato nessa vida é um novo milagre que podemos aproveitar.

Falando sério, pense por um minuto nos encontros e desencontros da sua vida até o momento. É muito doido, não é?

Claro, explicações lógicas existem? Sim… Satisfazem tudo? Depende. Depende da sua visão sobre isso tudo.

Tudo depende da forma com a qual interpretamos o que acontece de bom e do que não parece tão bom assim.

Bem, apesar das ciências exatas não serem minhas melhores amigas, eu ainda gosto de física e até leio sobre ela. Vai saber, essas contradições da vida…

E já que tudo depende da forma que se enxerga, eu vejo na física um emaranhado gigante de milagres. Rá, talvez aí esteja o meu gosto por você, física danada.

--

--

Caio Blumer
Blumerangue

Eu escrevo pra aprender e aprendo pra escrever. Um redator que desenha e vice-versa. Do #Blumerangue. Branding Analyst & Copywriter @CI&T