Houve dias em que já fui mais produtivo. Mas por quê?

Caio Blumer
Blumerangue
Published in
4 min readMay 4, 2016

A vida tem épocas mais e menos agitadas, me lembro de épocas de correria absurda em que conseguia ser bastante produtivo. Uma produtividade que eu não entendia como funcionava, mas que dá saudade.

Outro dia mesmo eu comentava com um amigo de como eu acordava as 6h para trabalhar, jantava em 10 minutos para ir para a faculdade, fazia trabalhos até as 2:30h da madrugada e dormia para despertar as 6h.

A questão é que nesse meio tempo o Blumerangue crescia, eu me formava e minha carreira em marketing digital se aprimorava. Como raios?

Eu quero voltar a escrever mais para o Blumerangue enquanto mantenho meu ritmo de trabalho numa constância saudável, sem perder a dinâmica da vida na correria que costuma ser nossoo “dia-a-dia moderno”. Sim, eu como você, também sou assombrado por “trabalhos urgentes”, emails, mensagens de Whatsapp inúteis, convites — que não vejo — de eventos pelo Facebook e etc.

A vida continua. Continua a aumentar a agitação e a quantidade de interrupção inútil.

Por esse motivo eu resolvi começar a estudar e listar passado e presente. Experiência e ciência.

É preciso reparar para reparar.

Primeiro passo foi parar e reparar quem era o Caio que vivia efetivo naquele rock’n roll todo.

Para isso a gente precisa meditar um pouco, remover o julgamento e entender como funcionavam não só os hábitos, a rotina, mas também o mundo em volta da gente. Afinal, o ambiente tem forte influência sobre o desenvolvimento do indivíduo.

Nesse âmbito, eu pude reparar em coisas básicas, como:

  • - Eu tinha uma rotina bem definida, incluindo os imprevistos, atrasos e trabalhos fora de programação vindo de professores pentelhos (amo vocês até hoje, queridos mestres);
  • - Meu trabalho era orientado a resultados claros tanto para mim como para a empresa que eu trabalhava, assim eu poderia ser mais assertivo;
  • - Amava os hábitos de ler, estudar e pesquisar sobre escrita, tecnologia, blogs, sobre pessoas e sobre marketing e negócios (veja que era bem plural);
  • Essa paixão me fazia ter facilidade em entender, contextualizar e sintetizar os assuntos em teses que viravam as prosas dos meus artigos;
  • - Eu conhecia os intervalos de trabalho e também os horários em que era mais efetivo, dessa forma conseguia montar uma agenda de publicação, salvando rascunhos e complementando o texto para postagem em momentos separados durante o dia;
  • - Adaptava minha agenda nas férias da faculdade, utilizando a rotina mais uma vez como aliada e parceira inseparável, sem sentir como uma “rotina aprisionante”, mas sim com hábitos legais.
  • - Eu lia muito mais, me informava bastante, mas não tinha um bombardeio de interrupções de atenção graças às redes sociais e mensageiros instantâneos. Era só o Twitter e mesmo ele era focado nos meus assuntos de interesse.

Estudar para aprender; Praticar para melhorar.

Fase do autoconhecimento completada com sucesso. Hora de partir para a fase 2.

Fui pesquisar e identifiquei algumas boas idéias para retomar aquilo que eu já fazia sem querer e aprimorar outras coisas à nova realidade.

  1. Acordar bem antes do trabalho, para já não começar todo enrolado (eu tinha 30min para ler na viagem de ônibus para o escritório toda manhã, por exemplo). Com mais tempo para se organizar antes do trabalho, nada começa atropelado, além disso pesquisas já mostraram que o período em que o cérebro fica mais afiado está entre 2.5 e 4 horas depois que acordamos.
  2. Se conheça, programe de forma inteligente: Acordar mais cedo não significa que você tem que acordar as 5h da manhã se você não é uma pessoa que lida bem com atividades matinais. Saiba o que é mais importante e como sua manhã pode ajudar o restante do seu dia a correr bem e ser produtivo;
  3. Tempo para começar e terminar as distrações: deixar mensagens, redes sociais, emails e etc para serem consultados em horários específicos; [ATENÇÃO COM O MONSTRO-DISTRAÇÃO].
  4. Criar uma agenda de realização, desenvolver o trabalho importante primeiro: assim não vamos lá para o meio da tarde já cansados de tanta reunião e tantos emails respondidos; Os estudos científicos também mostraram que nada é mais motivador que o progresso. [ATENÇÃO COM O MONSTRO-DISTRAÇÃO].
  5. Tenha tempo para pensar: sair fazendo loucamente tudo que aparece só nos deixa mais atarefados. Organize sua agenda de trabalho, incluindo as distrações e o “tempo de imprevisto”;
  6. Preparar o principal objetivo para o dia seguinte. Isso vai ajudar a tirar sua mente do trabalho à noite e relaxar um pouco melhor, para não começar o dia seguinte já cansado ou de mau humor.
  7. Objetivos são a chave dos bons hábitos: ter uma recompensa verdadeira para seus esforços é o que te fará manter um hábito ou criar novos hábitos (e eles afetarão várias áreas da sua vida). Escrever aqui no Blumerangue para mim, além de ser um trabalho que me traz visibilidade, é algo que me anima, escrever é uma delícia pra mim, por isso eu consigo organizar uma rotina mais saudável para que possa ser mais efetivo — inclusive no trabalho, na alimentação e etc — para ter o tempo certo de escrever.

Com isso em mente, eu reorganizei a minha agenda de forma que eu possa começar as manhãs sem atrasos, escrever em primeiro lugar, organizar as postagens de redes sociais para não tomar tanto tempo, separei um tempo diário para pesquisa…

Enfim, gerei uma nova rotina que me permita a criação, organização e compartilhamento de conteúdo pelo Blumerangue da mesma forma que um dia costumou ser.

O resultado? Bom, o resultado vocês vão poder acompanhar ao vivo, semanalmente, aqui pelo blog e pelas minhas redes sociais ou então pela Newsletter que você pode assinar aqui do ladinho para receber tudo no conforto do seu email.

- E aí com você, o que tá pegando? Qual o objetivo que vai te fazer ser mais produtivo?
Já utilizou algumas técnicas dessas e tem sugestões? Deixe seus comentários aqui embaixo, a discussão sempre enobrece o assunto.

--

--

Caio Blumer
Blumerangue

Eu escrevo pra aprender e aprendo pra escrever. Um redator que desenha e vice-versa. Do #Blumerangue. Branding Analyst & Copywriter @CI&T