O departamento de memes

Imagino um trabalho gratificante, divertido, porém, altamente estressante a labuta nessa área.

Caio Blumer
Blumerangue
Published in
2 min readApr 8, 2019

--

Um andar inteiro. Escritório aberto, modelo descolado que chamam no mundo cool e hype de "open office". Aquele monte de mesa enfeitada e personalizada, comprida, com computadores enfileirados um ao lado do outro.

Tem puffs coloridos e cartazes recortados e colados por todo lado, cada um com um meme histórico da internet. Várias referencias que são diariamente referenciadas no escritório, aliás.

A galera vem de pijama, vem de bermuda e chinelo, moletom e pantufas ou do jeito que se sentir confortável. Tá cheio de gente com camisa de super-herói também. Ah, frases de efeito divertidas da internet na camiseta? Eles até vendem na lojinha online da firma, pra você ter idéia.

O dia-a-dia é de bastante risada, mas é estressante.

Imagina só, você ter que varrer a internet, a TV, os jornais, todas as mídias durante seu período todo de trabalho, com plena atenção a cada frase e movimento. Dia e noite, dia e noite, dia e noite…

Claro, é departamentalizado. Futebol e alguns times é com uns, programas de culinárias com outros, reportagens jornalísticas e política talvez seja um dos maiores departamentos.

A agilidade também é essencial. Percebeu o potencial, se encaixou no framework de sucesso e potencial de compartilhamento, é gol! Tem que divulgar e espalhar o quanto antes. O departamento de criação e o de logística são pares íntimos. Tudo tem que ser bem distribuído e logo depois que o fato tenha se dado.

Temos que honrar e agradecer o Departamento de Memes da Internet, essa gente que se dedica, é focada, entrega seus talentos — e deve até ganhar bem por isso — pra criar, categorizar e espalhar os memes pela nossa gloriosa internet com qualidade e velocidade, seja um GIF, uma foto, uma frase.

Se esse departamento não existir lá na Internet, eu não sei como é que essa coisa funciona de uma forma tão organizada e eficiente.

Heroínas e heróis. A internet não seria a internet sem vocês, desse glorioso departamento.

Eu sei, eu não costumo escrever crônicas tão "fictícias" (ou não né…), mas caraca, mal acabou o jogo do meu querido São Paulo ontem — 13 anos sem finais de Paulistas, meu Deus! Até que enfim… — e eu já estava recebendo memes e mais memes. Se for jogo da seleção brasileira o Meme é ao vivo, durante o jogo.

É impossível não pensar em um departamento dedicado a isso.

--

--

Caio Blumer
Blumerangue

Eu escrevo pra aprender e aprendo pra escrever. Um redator que desenha e vice-versa. Do #Blumerangue. Branding Analyst & Copywriter @CI&T