O departamento de memes

Imagino um trabalho gratificante, divertido, porém, altamente estressante a labuta nessa área.

Caio Blumer
Apr 8 · 2 min read

Um andar inteiro. Escritório aberto, modelo descolado que chamam no mundo cool e hype de "open office". Aquele monte de mesa enfeitada e personalizada, comprida, com computadores enfileirados um ao lado do outro.

Tem puffs coloridos e cartazes recortados e colados por todo lado, cada um com um meme histórico da internet. Várias referencias que são diariamente referenciadas no escritório, aliás.

A galera vem de pijama, vem de bermuda e chinelo, moletom e pantufas ou do jeito que se sentir confortável. Tá cheio de gente com camisa de super-herói também. Ah, frases de efeito divertidas da internet na camiseta? Eles até vendem na lojinha online da firma, pra você ter idéia.

O dia-a-dia é de bastante risada, mas é estressante.

Imagina só, você ter que varrer a internet, a TV, os jornais, todas as mídias durante seu período todo de trabalho, com plena atenção a cada frase e movimento. Dia e noite, dia e noite, dia e noite…

Claro, é departamentalizado. Futebol e alguns times é com uns, programas de culinárias com outros, reportagens jornalísticas e política talvez seja um dos maiores departamentos.

A agilidade também é essencial. Percebeu o potencial, se encaixou no framework de sucesso e potencial de compartilhamento, é gol! Tem que divulgar e espalhar o quanto antes. O departamento de criação e o de logística são pares íntimos. Tudo tem que ser bem distribuído e logo depois que o fato tenha se dado.

Temos que honrar e agradecer o Departamento de Memes da Internet, essa gente que se dedica, é focada, entrega seus talentos — e deve até ganhar bem por isso — pra criar, categorizar e espalhar os memes pela nossa gloriosa internet com qualidade e velocidade, seja um GIF, uma foto, uma frase.

Se esse departamento não existir lá na Internet, eu não sei como é que essa coisa funciona de uma forma tão organizada e eficiente.

Heroínas e heróis. A internet não seria a internet sem vocês, desse glorioso departamento.


Eu sei, eu não costumo escrever crônicas tão "fictícias" (ou não né…), mas caraca, mal acabou o jogo do meu querido São Paulo ontem — 13 anos sem finais de Paulistas, meu Deus! Até que enfim… — e eu já estava recebendo memes e mais memes. Se for jogo da seleção brasileira o Meme é ao vivo, durante o jogo.

É impossível não pensar em um departamento dedicado a isso.

Blumerangue

Cotidiano, autodesenvolvimento e trabalho — do bem — sem frescura.

Caio Blumer

Written by

Inteligência de Conteúdo na Eureca (@eurecame). Eu escrevo para aprender e aprendo para escrever.

Blumerangue

Cotidiano, autodesenvolvimento e trabalho — do bem — sem frescura.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade