Um dia realmente produtivo depende do início da sua manhã

Caio Blumer
Blumerangue
Published in
4 min readFeb 1, 2017

Como você começa seu dia? Já reparou no seu ritual matinal? Não? Pois é, um dia realmente produtivo depende de como começamos a nossa manhã.

Já aviso aos noturnos: você não precisa necessariamente ser um madrugador como eu que levanto às 5:30h da manhã todo dia (sim, todo dia não é segunda a sexta).

Você pode ter uma rotina que te coloque de pé às 9h/10h/11h da manhã e ainda assim sua produtividade no dia vai depender desse início da manhã. O dia começa ao acordar, independente de que horas isso seja.

Mas nossa, quanto drama por causa de uma manhã…

Imagine Bartolomeu, que acordou atrasado porque o celular acabou a bateria no meio da noite, não despertou. Ele levanta correndo, toma um banho de gato, engole qualquer biscoito recheado com leite que tem na cozinha e sai.

Academia já era. Uh! Esqueceu a pasta do projeto que ficou trabalhando ontem. Volta. O carro não quer pegar nesse frio… demora… agora foi. Foi pro trânsito.

Bartolomeu chega ao trabalho, o supervisor lhe dá aquele olhar com cara de relógio-ponto (item que deveria ser aposentado, mas ok), os colegas riem entre lábios e sua manhã, bem, sua manhã já foi juntamente com o humor e felicidade de Bartolomeu.

Agora Bartô terá um dia improdutivo, talvez pouco criativo, chegará estafado em casa e, no máximo, fará carinho no gato, afinal somos movidos e motivados pela evolução e conquistas e um dia desses não nos deixará nada felizes com nós mesmos.

Drama?

Não seja Bartolomeu, invista nos minutos de sua manhã

Você vai achar artigos como esse, ou esse, esse e outros que falam sobre os 20 primeiros minutos da manhã e tal… mas, tenho minhas próprias sugestões baseadas em minhas pesquisas e inclusive já testadas por mim há bons meses.

Para começarmos, não são 20 minutos: são os primeiros hábitos que vão ajudar, independente de quanto tempo sua rotina proporcione a eles, é importante que estejam lá.

Um fator científico importante: um cérebro positivo é “mais inteligente” que um cérebro negativo. Ou seja, quando sua mentalidade está feliz você consegue ver de forma mais ampla maiores possibilidades, resolve problemas melhor, toma decisões mais acertadas.

1 — Sua produtividade dessa manhã começa na noite anterior

Não custa mais do que 10 ou 15 minutos deixar sua manhã seguinte pré-arrumada para ganhar tempo com o que realmente é importante.

Como o clima é um negócio doido, eu por exemplo, deixo 2 trocas de roupa já adiantadas para usar no dia seguinte, se tiver muito calor vai uma, se esfriar, vai a outra. Nada de ficar caçando a única camisa passada no guarda-roupas.

Louça na pia? Só por Deus… tente deixar o café da manhã já arrumadinho também. Torradeira, ingredientes, receita da vitamina… Tudo que puder para evitar burlar o café da manhã saudável e sem levar duas horas para aprontar por que não sabe onde está o filtro do café.

O que mais você pode adiantar na sua manhã na noite anterior?

2- Agradecer nunca fez mal a ninguém

Como foi seu dia ontem? Será que existe pelo menos uma coisa que você pode agradecer? Com certeza você pode tirar 5 minutinhos para escrever e refletir sobre a coisa pela qual você mais foi grato no seu dia anterior, de algo positivo até uma lição aprendida.

Esse fator já trará uma injeção de positividade na sua manhã, a gratidão é uma das emoções positivas mais poderosas. E, trabalhamos melhor quando estamos num estado positivo, você já deve ter sentido isso.

3- Se mexa, por favor.

Por mais que você odeie exercícios e não seja a pessoa mais ativa de manhã, faça um mínimo de exercício matinal e isso já fará uma grande diferença na sua manhã e na sua carreira. Não necessariamente você precisa ir para a academia, nós estamos falando sobre se mexer.

Sugestões: ir buscar pão na padaria a pé, trabalhar no jardim, varrer a casa, brincar com o cachorro, dançar duas músicas, descer de escada ao invés de elevador… solte a criatividade e se mexa, por favor.

4- Para produzir é preciso focar: medite

Querido amigo, querida amiga, meditação não é o fim dos tempos, não precisa ser o Buda encarnado para treinar.

Pare 5 minutos ou 2 minutinhos que seja, todo dia e respire. Apenas respire. Sente confortável, sem ninguém para te interromper, coloque um timmer no celular e foque apenas em sua respiração durante esse tempo.

Se a mente pensar nas tarefas, volte pra respiração.

Um cérebro focado é um cérebro que vai trabalhar com alguém produtivo.

5- Seja positivo e mande uma mensagem legal pra alguém por email, Whatsapp ou onde quiser.

Pronto, tudo organizado, você deixou os eletrônicos por um tempo, já comeu, agradeceu, fez exercícios, focou.

Agora, nada melhor do que fazer o dia de alguém mais positivo também, não é? Relacionamentos são parte fundamental da nossa vida e da nossa produtividade, então que tal enviar um email ou uma mensagem para aquele amigo que não fala faz tempo, para o colega que estava desanimado, para sua família, seus pais ou deixe aquele bilhete bonito no espelho para o companheiro ou companheira.

Se tudo der certo, conto com você saindo muito mais motivado a arrepiar nas suas tarefas do dia e será bem mais produtivo.

Lembrete importante: Como todo hábito novo, é importante ir devagar construindo esses primeiros momentos matinais, sem grandes revoluções e claro, ser sempre consistente, sem falhar, seja segunda ou seja domingo.

Um grande abraço produtivo de um ex-Bartolomeu.

--

--

Caio Blumer
Blumerangue

Eu escrevo pra aprender e aprendo pra escrever. Um redator que desenha e vice-versa. Do #Blumerangue. Branding Analyst & Copywriter @CI&T