Por amor à família

Loriza Kettle
Boa de Conversa
Published in
3 min readMay 14, 2018

Às vezes precisamos de coragem para enfrentarmos determinadas situações na vida

Angelina teve muito coragem ao tomar sua decisão

Num mundo de tanta futilidade hoje em dia fiquei feliz quando soube da notícia há alguns anos atrás. Saiu primeiro nos telejornais e depois bombou nas redes sociais que Angelina Jolie tinha retirado os seios pra evitar o câncer de mama. Realmente fiquei impressionada com a atitude da atriz, por duas razões. Primeiro por ela ter tomado a difícil decisão que tomou. Corajosa. Atriz hollywoodiana, uma das mulheres mais desejadas do mundo e que trabalha diretamente com a imagem, Angelina corria o risco de perder contratos publicitários e grandes papéis no cinema.

Mas parece que nada disso foi relevante na sua decisão. Antes, ela escolheu estar ao lado da família. Em seu artigo para o The New York Times, a atriz, na época com 37 anos, informou que tinha 87% de chances de desenvolver a doença. Ela disse que sua mãe tratou o câncer por 10 anos e morreu aos 57. Preferiu garantir que o mesmo não aconteceria com ela e que a doença não a tiraria dos filhos. Com a cirurgia as chances do tumor se desenvolver foi reduzida para menos de 5%.

Com isso, Angelina surpreendeu ao mostrar que o amor à família estava muito além de sua vaidade. Outra coisa que impressionou em Angelina foi seu interesse pelo semelhante. Ela não precisava compartilhar com o mundo sua decisão e muito menos dar detalhes de sua vida pessoal. No mundo onde celebridades tem a vaidade entranhada e a opinião das pessoas tem muito valor, a atriz preferiu dividir com outras mulheres sua experiência e alertar sobre escolhas que podem fazer.

The New York Times

A. Jolie é referência de beleza no mundo inteiro

“Para qualquer mulher que esteja lendo isso, espero que isso ajude você a saber que tem opções”, afirmou na época. “Quero estimular cada mulher, especialmente se você tem um histórico familiar de câncer de mama, a procurar informações e especialistas médicos que podem lhe ajudar nesse aspecto de sua vida e a fazer sua própria escolha”, disse a atriz no texto. Angelina escolheu se mutilar para estar ao lado da família e expor sua vida pessoal a fim de ajudar outras mulheres a enfrentar o câncer. Me admira o desapego dessa mulher ao corpo. Ela deixa claro que é livre de qualquer paradoxo e que o senso comum não conduz sua vida.

Hoje não sei como Angelina está, não sei o que aconteceu depois da cirurgia. Mas sua determinação me impressionou na época. E como a gente tem que tirar lição de tudo, eu aprendi que devemos ter coragem e atitude diante das adversidades. Nada de ficar sentado esperando a vida passar. Uma simples decisão pode fazer toda a diferença.

Gostou do artigo? Comente. Recomende. Compartilhe.

--

--

Loriza Kettle
Boa de Conversa

Loriza é jornalista e escritora. Para ela conhecimento é precioso e o tempo seu aliado, pois acredita que idade é sabedoria em números.