Porque adotar prontuários eletrônicos?

O prontuário eletrônico por si só já é um grande diferencial no dia a dia de uma clínica, mas tê-lo integrado a todos os dados do paciente é, sem dúvida, uma das suas grandes vantagens.

Por muito tempo, clínicas e consultórios médicos tiveram como único aliado os prontuários de papel, dos quais continham todas as informações que asseguram a continuidade do atendimento ao paciente, desde sua entrada até sua saída da clínica.

Mas tais documentos podem ser facilmente perdidos ou apresentar qualquer inconsistência e é de extrema importância o médico conhecer o histórico de saúde do paciente, mas que, por erros ou mesmo impossibilidade de ler as fichas de papel, tais informações ficavam perdidas e acabavam comprometendo o atendimento e um diagnóstico seguro.

A personalização dos prontuários médicos é um dos primeiros requisitos que devem ser analisados quando analisamos a qual o melhor produto a escolher para a clínica, afinal, de nada adianta você informatizar sua clínica ou consultório médico se não puder integrar todas as informações.

A possibilidade de customizar o prontuário médico, com seções, campos e protocolos estejam adequadas à sua necessidades de atendimento é, sem dúvida, um importante requisito.

Com um prontuário integrado, no qual o médico pode ter acesso antes mesmo da consulta, é possível saber do paciente já na admissão, histórico, evolução médica, laudos, além da possibilidade de acrescentar os resultados dos exames ao arquivo.

Suporte

Procure um sistema que ofereça um suporte no uso diário. Mesmo que o software seja fácil de usar, é fundamental ter uma equipe à sua disposição para te dar apoio quando você tiver dúvidas. Um diferencial muito positivo é quando a empresa fornecedora do software busca entender como funciona a sua clínica e te ajuda a ter mais sucesso.

Privacidade dos dados

Sem dúvida, a escolha de um sistema de prontuário eletrônico deve levar em consideração a segurança das informações dos seus pacientes.É muito difícil contar com segurança quando as informações são mantidas em fichas de papel e guardadas em pastas ou fichários.

Além de correr um grande risco de perder os dados ou mesmo algum documento privado vazar, o médico despende um grande tempo procurando, lendo e entendendo — isso tudo com o paciente aguardando, o que gera um grande desconforto para ambos.

Clínicas e consultórios médicos devem contar com um sistema automatizado e que segue o padrão software como serviço — do inglês Software as a Service, ou melhor, SaaS.

Mesmo que você informatize todos os processos da sua clínica, é muito arriscado manter as informações em meios físicos, como HDs, discos rígidos, servidores e computadores.

É indispensável que o sistema de prontuário eletrônico para sua clínica possibilite uma integração em nuvem de todas as informações dos pacientes.

Com a possibilidade de armazenar tudo online, a clínica não corre o risco de perder arquivos e ter que cancelar consultas por problemas nos computadores.

Com um sistema em nuvem, os dados dos pacientes estão seguros e o acesso pelo médico a tais informações pode ser feito de qualquer dispositivo eletrônico que tenha acesso à internet, como celulares e tablets.

Atualmente, existe a necessidade do uso da Certificação Digital, o que evidencia que o acesso apenas poderá ser feito por profissional habilitado e através de senha, para garantir que apenas as pessoas autorizadas serão capazes de ver as informações sigilosas sobre o paciente.

Sistema com mobilidade

Estamos na era da informação e o boom tecnológico vem trazendo inúmeras facilidades para a rotina de clínicas e de consultórios médicos.

Sem dúvida, a rotina de um profissional da saúde é atribuída de uma extensa lista de atendimentos e outras tarefas, além — é claro — de ter que conciliar tudo com sua vida pessoal.

Uma das grandes vantagens de um sistema de prontuário eletrônico é a interface com dispositivos móveis.

Todos os dados de um paciente podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar por meio do armazenamento online.

A ideia de que o paciente só poderia falar com seu médico dentro de um consultório já não faz mais parte da rotina da área da saúde — todo este avanço dos processos torna a leitura das informações mais fáceis e o atendimento mais ágil e em qualquer lugar.

Esta possibilidade também oferece ao médico uma melhor organização da sua agenda, gerenciando de forma rápida e planejando todos os seus atendimentos, onde quer que esteja.

Possibilidade de adicionar documentos

A medicina diagnóstica vem evoluindo com a tecnologia nos últimos anos, são análises clínicas, ultrassonografia, RX, ressonância e uma infinidade de exames cujos resultados são disponibilizados em formato digital e que oferecem ao médico a possibilidade de manter um histórico do paciente documentado.

A escolha de um sistema de prontuário eletrônico deve vir engajado na possibilidade de adicionar documentos, o que torna a consulta mais precisa e segura.

Além disso, o médico pode se certificar, em caso de dúvida, da procedência de um exame e requisitar outro ou até mesmo avaliar um paciente sem que ele esteja de fato presente, lhe encaminhando o laudo via e-mail, celular ou tablet. Por isso é preciso prestar atenção em funcionalidades básicas, como mobilidade, segurança das informações e possibilidade de personalizar seu prontuário de atendimento.

Nossa sugestão como software de gestão é o Doctor Engage, para tornar seu atendimento e qualidade de vida dos seus pacientes muito mais eficientes!

--

--

BoaConsulta
Guia do Consultório: Dicas para sua clínica

Encontre especialistas perto de você e marque consultas em instantes.