PUBLICADO NA ANTÍDOTO — SIGA NO INSTAGRAM, FACEBOOK E TWITTER.

A COCA-COLA que estourou no FREEZER da BLOGUEIRA

Embora a blogueira tenha atribuído as energias dos haters, como que quimicamente podemos explicar esse fenômeno.

Caio Faiad
Boletim Antidoto

--

Esse texto é fruto de um vídeo que eu fiz pro meu canal em um novo quadro que eu criei que se chama “Rolou na Internet” (link no fim do texto).

Estava eu, um dia desses, no meu momento de lazer, assistindo Blogueirinha. Para quem não conhece, é um canal humorístico que utiliza essa o mundo das blogueiras, de influencers, de youtubers, deendo em vista o crescimento de crendices instagramers, etc para produzir um humor satírico. Em um dos BlogNews, Blogueirinha comenta o caso da influencer Jéssica que ao ser criticada pelos seguidores, a blogueira/influencer atribuiu o estouro da sua Coca-Cola, que estava no freezer, às energias negativas dos haters.

Mas eu acho que a gente poderia bater uma papo sobre esse fenômeno, não é mesmo? Bora lá?!!

A Coca-Cola, como todos sabem, é um refrigerante. E não é qualquer refrigerante. Só é o refrigerante mais consumido no mundo. O líquido é colocado em um recipiente, que pode ser de diferentes formatos, tamanhos, etc… O recipiente possui uma capacidade, que é o volume interno. A quantidade de refrigerantes colocada nos frascos é menor do que a capacidade do recipiente.

Observe que as garrafas possuem um espaço que não é ocupado pelo líquido. Assim, o volume de refrigerante é menor do que a capacidade (ou o volume interno) do recipiente.

Vrefrigerante < Vgarrafa

Se a garrafa de Coca-Cola estourou, é razoável presumir que por algum motivo o volume do refrigerante passou a ser maior do que a capacidade do recipiente, provocando a ruptura, o estouro da garrafa.

Vrefri > Vgarrafa

A pergunta que fica é: como que a Coca-cola que tinha um volume menor que a capacidade da garrafa, passou a ter um volume maior que a capacidade da garrafa? Será que realmente foram as energias negativas dos haters da blogueira?

Agora que a gente já entendeu o princípio que fez a garrafa ter estourado, precisamos começar a pensar no líquido: a Coca-Cola. Afinal, como seria possível a Coca-Cola ter aumentado de volume?

Vamos começar pelo fato dessa Coca-Cola não estar em qualquer lugar. A Coca-Cola estava no freezer, o que fez a Coca se solidificar. E a Coca-Cola solidifica no freezer porque possui, como se observa ao lado, água como ingrediente.

É justamente a água que vai nos ajudar a entender melhor o fenômeno da “Coca-Cola da blogueira”.

A compreensão dos estados físicos da matéria em nível molecular é de que no estado gasoso há maior grau de desordem molecular enquanto que para o estado sólido maior ordenamento das moléculas o que acaba configurando em um sistema mais organizado e rígido.

https://manualdaquimica.uol.com.br/upload/conteudo/images/a-organizacao-das-moleculas-no-estado-solido-representa-um-abaixamento-na-entropia-561d6d05320c9.jpg

Para a água não é diferente, em seu estado sólido também há um maior ordenamento das molécula. Contudo, a molécula de água possui um interação intermolecular muito específica: a ligação de hidrogênio. Resultado: no momento em que as moléculas se organizam para possuir as características dos sistemas sólidos, essas moléculas acabam se separando pois ao serem rearranjadas geometricamente em forma de cristais, deixam mais espaços vazios entre os átomos do que no estado líquido, produzindo assim, um aumento de volume.

https://cdn.britannica.com/s:575x450/90/62690-073-F0478CF3.jpg

Esse comportamento anômalo da água em aumentar de volume quando solidifica explica vários comportamentos da água, mas também explica o porquê das garrafas de refrigerantes possuírem aquele espaço vazio.

E é também por conta desse comportamento anômalo da água em aumentar de volume quando solidifica, que eu não recomendo deixar água em garrafas de vidros em geladeiras muito potentes. Veja o que aconteceu quando eu e o pessoal do Crusp fizemos isso lá em casa.

Mas, a história de como deixamos isso acontecer, eu vou conto lá no meu instagram.

https://www.instagram.com/tv/CE7RgtAgngn/

Espero que eu tenha conseguido apresentar pra vocês razões que melhor explicaram o motivo que fez a garrafa da blogueira estourar do que as energias dos haters.

Se gostaram, vocês também podem observar essa explicação lá no meu canal do YouTube.

Gostou? Clique nos aplausos — eles vão de 1 a 50 — deixe seu comentário e compartilhe!

Me siga nas redes sociais: Instagram | Twitter |Facebook

Me acompanhe também no YouTube.

--

--

Caio Faiad
Boletim Antidoto

👨🏽‍🔬Doutorando-USP e fã da Beyoncé ✊🏼Ciência, Democracia e Direitos Humanos. @ocaiofaiad em todas as redes sociais